Estudo

Atividade física diminui risco de desenvolver câncer

Pessoas mais ativas são 7% menos suscetíveis a desenvolver a doença, segundo estudo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
(academia)

RIO DE JANEIRO

A prática de atividade física está associada a um menor risco de desenvolver 13 tipos de câncer, aponta estudo publicado na revista científica JAMA Internal Medicine.

A pesquisa, realizada Instituto Nacional do Câncer, dos Estados Unidos, analisou 1.4 milhão de participantes em onze anos, relacionando a atividade física com a incidência de 26 tipos de câncer. Foram constatados mais de 186 mil casos da doença entre os participantes.

Os resultados apontaram que uma vida mais ativa está associada a um menor risco no desenvolvimento de pelo menos 13 tipos de câncer: câncer de esófago (42% menor risco); fígado (27%); pulmonar (26%); rim (23%) ; estômago (22%); câncer de endométrio (21%) ; leucemia mieloide (20%) ; mieloma (17%) ; cólon (16%); cabeça e pescoço (15%) , retal (13%) ; bexiga (13%) ; e de mama (10%). Em média, pessoas mais ativas são 7% menos suscetíveis a desenvolver a doença.

Por outro lado, foi notado um aumento de cinco por cento no risco de câncer de próstata e 27% no risco de desenvolver melanoma, um tipo de câncer de pele – neste caso, o índice foi observado apenas em regiões onde há alta incidência de raios UV.

Os pesquisadores, no entanto, advertem que o estudo não exclui a possibilidade de que dieta, fumar e outros fatores possam afetar os resultados. A pesquisa também utilizou o critério de autodeclaração sobre a prática de atividade física, o que também pode comprometer os resultados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.