Sob efeito de álcool

36 pessoas presas com base na Lei Seca em São Luís

Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão mostram que neste mês, até a data de ontem, quatro pessoas já haviam morrido em acidentes de trânsito na capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Blitz realizada em avenida de São Luís; este ano, mais de 30 pessoas foram presas com base na Lei Seca
Blitz realizada em avenida de São Luís; este ano, mais de 30 pessoas foram presas com base na Lei Seca (Lei Seca)

De janeiro a abril deste ano, 36 pessoas foram presas, acusadas de estarem dirigindo sob efei­to de bebida alcoólica, em São Luís. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), eles foram pegos pelo bafômetro com a presença de álcool no sangue em valores acima de 0,34 mg/l. Em todo o Maranhão, foram 44 condutores detidos.

Os dados foram divulgados pelo Detran, que neste mês está realizando a campanha Maio Amarelo, uma iniciativa das Organizações das Nações Unidas (ONU) para chamar atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) mostram que neste mês, até a data de on­tem, quatro pessoas já haviam morrido em acidentes de trânsito na capital, duas delas vítimas de atropelamento e duas de choque entre veículos.

Os números da operação Lei Seca ainda mostram que nas 39 blitze realizadas na capital, 6.676 pessoas foram abordadas, 367 veículos removidos, além de 1.277 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 381 Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLVs) recolhidos. Para o Detran, 81,8% dos condutores abordados nas blitze aceitaram fazer o teste do bafômetro, o que denota um sentimento de cooperação do cidadão da capital com as ações de fiscalização de trânsito. No interior, contudo, este número chega a 90%. Dos veículos apreendidos em São Luís, 70% são carros de passeio e 30% motocicletas. Mas no interior este número de motos sobe para 86,4%.

Maio Amarelo
O Detran, com a Polícia Militar, também tem intensificado as fiscalizações de trânsito em São Luís e no interior. Em março e abril, houve um crescimento de 30% das operações em todo o estado. Das 71 realizadas nos primeiros quatro meses de 2016 no Maranhão, 39 delas foram conduzidas em São Luís e 32 em municípios do interior.

Essas ações terão sua culminância neste Maio Amarelo, com caminhadas e ações educativas, para conscientizar a polução sobre a importância da segurança no trânsito. Em São Luís, a programação do Detran inclui, ainda, palestras em escolas públicas e particulares, blitze educativas em bares, passeio ciclístico e caminhadas.

“O movimento ‘Maio Amarelo’ vem mais uma vez colaborar com o fortalecimento dessa causa e ajudar a sociedade a adotar posturas mais seguras no trânsito. O Detran é parceiro, e durante o mês de maio vamos intensificar as ações de educação para o trânsito”, ressaltou a diretora-geral do Detran, Larissa Abdalla.

Números
39
Blitze realizadas em São Luís
6.676 pessoas abordadas em São Luís
5.653 testes de bafômetro em São Luís
1.277 CNHs recolhidas na capital

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.