Impeachment

Países fazem protesto contra governo Temer

Venezuela, El salvador e Nicarágua chamam embaixadores de volta; sob o comando do tucano José serra, Brasil reage com nota contra as críticas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Temer espera que José Serra debele a crise com países vizinhos
Temer espera que José Serra debele a crise com países vizinhos (Michel Temer)

BRASÍLIA - Pelo menos três países determinaram aos seus embaixadores que deixem o Brasil, em protesto ao governo provisório do presidente Michel Temer (PMDB). Os presidentes da Nicarágua, da Venezuela e de El Salvador classificam de golpe a destituição de Dilma Rousseff (PT) e chamaram de volta seus representantes no Brasil.

A crise diplomática gerada pelo governo Temer é mais forte entre os países da União de Nações Sul-Americanas e da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América/Tratado de Cooperação dos Povos, para os quais o impeachment foi um golpe.

"Tomamos uma decisão de não reconhecer esse governo provisório, porque há uma manipulação política, e vamos mandar chamar nossa embaixadora para que volte ao país", disse o presidente de El Salvador, Sánchez Cerén. Ainda na sexta-feira, o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, também anunciou a retirada de seu embaixador do Brasil.

O presidente Michel Temer segue sem congratulações de nenhum chefe de estado ou de governo de todo o mundo. O impeachment da presidente Dilma é visto no mundo inteiro como uma medida dura, embora alguns prefiram tratar o tema como questão interna brasileira.

Quatro dias após a posse, Temer segue criticado em seu continente.

José Serra aumenta tom das respostas às críticas

O ministro das Relações Exteriores do governo Michel Temer, senador José Serra (PSDB), endureceu o discurso em relação ás críticas de países latino-americanos contra a destituição da presidente Dilma Rousseff.

“A nossa preocupação é esclarecer as inverdades que têm sido ditas a respeito do processo brasileiro [de impeachment]. Mas o tom das notas corresponde às falsidades que estão sendo debatidas. Quanto maiores as falsidades, mais forte será o tom. Quanto menores, menos forte é o tom”, declarou.

Diversos países têm se manifestado contra o novo governo Michel Temer. Alguns já chegaram a chamar o embaixador de volta, em protesto.

Chefiado por Serra, o Itamaraty já havia divulgado dois comunicados contrários às manifestações dos governos da Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador, Nicarágua e entidades da América do Sul contrárias ao impeachment.

Como as críticas aumentaram, o ministro tucano decidiu também aumentar o tom das respostas. Mas a crise tem incomodado o novo governo brasileiro, que tenta se legitimar internacionalmente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.