Transporte em foco

Usuários de ônibus reclamam e questionam propostas do edital

O Estado foi às ruas saber da população qual dos problemas atuais do Sistema de Transporte Coletivo deveria ser priorizado pela Prefeitura e mostra o que o edital traz de proposta para melhoria do problema apontado pelos usuários

Jock Dean

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Em 1928, pela primeira vez foram utilizados ônibus no transporte de passageiros e cargas entre São Luís e Estiva. No início dos anos de 1960, começaram a circular as Kombis, no intuito de reforçar a frota de ônibus, que era reduzida e insuficiente para servir à população de São Luís. Apesar de a capital ter em determinado período da sua história simultaneamente três tipos de veículos coletivos (bondes, ônibus e Kombis), os usuários não desfrutavam de um serviço de boa qualidade, tendo em vista que, além de serem insuficientes, os veículos recolhiam-se cedo (com exceção das Kombis), tinham estrutura falha, percorriam poucas ruas e os horários eram irregulares e desorganizados.

É o que diz a pesquisa “O transporte coletivo e os impactos na mobilidade urbana em São Luís – MA”, dos acadêmicos do curso de Geografia Juan Guilherme Costa Siqueira e Juscinaldo Goes Almeida e do professor Antonio José de Araújo Ferreira, do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Essa realidade mudou pouco, dos anos 1960 até hoje.

LEIA TAMBÉM:
Licitação propõe novo modelo de transporte para os próximos 20 anos



Durante a elaboração do edital de licitação do Sistema de Transporte Coletivo de São Luís, foi feita uma Pesquisa de Imagem e Opinião por amostra, na qual foram entrevistados 1.012 usuários do sistema de transporte. Para 30% dos entrevistados o principal problema do sistema é o valor das tarifas. Os demais apontaram a falta de qualidade. Entre as prioridades dos usuários apontadas na pesquisa estão o conforto, a regularidade e o tempo.

O Estado foi às ruas saber da população qual dos problemas atuais do Sistema de Transporte Coletivo de São Luís deveria ser priorizado pela Prefeitura e mostra o que o edital traz de proposta para a melhoria do problema apontado pelos usuários.

[e-s001]Frota insuficiente

"Para mim a prioridade seria o aumento da frota. Tem poucos ônibus na cidade. No bairro, que fica na região da Vila Cafeteira, tem poucos ônibus para atender a comunidade"
Vanderlino Júnior,
morador do Novo Horizonte

O que diz o edital - O edital de licitação do Sistema de Transporte Coletivo de São Luís prevê a inserção de veículos articulados e com maior capacidade de transporte de passageiros. Atualmente, são utilizados ônibus comuns de até 70 lugares. Os articulados transportam aproximadamente 250 passageiros. Ainda tem outra vantagem nos articulados que é a vida útil. Bem mais longa que os comuns. Em dezembro de 2014, a Prefeitura iniciou testes com dois ônibus articulados em São Luís.

[e-s001]Atrasos nas viagens

"O atraso nas viagens é algo que eu considero grave, porque a gente nunca sabe exatamente que horas o ônibus vai passar. Se soubéssemos, poderíamos nos programar"
José Carlos
Costa, morador do Cohatrac

O que diz o edital - Com a licitação, será implantado um Sistema de Gestão e Telemetria da Frota com a instalação de software para monitoramento da frota, com isso, será possível manter uma interface direta entre os motoristas e um centro de controle operacional. Com isso, será possível fazer um planejamento operacional, controlar a velocidade de circulação dos veículos, o tempo de viagem, cumprimentos de partidas e ocupação dos veículos, entre outros quesitos, melhorando a fiscalização dos serviços.

[e-s001]Desrespeito

"A forma como os motoristas tratam idosos e pessoas deficientes é muito desrespeitosa. Não param nas paradas e não têm paciência quando estamos desembarcando"
Lúcia Martins Cutrim,
moradora do Santa Cruz

O que diz o edital - Para resolver esse problema, o Sistema de Transporte Coletivo terá um sistema de telemetria para acompanhamento e fiscalização das viagens por meio de um aplicativo on-line.

[e-s001]Gratuidades

"Minha preocupação é com as gratuidades para idosos, já que podem vir empresas de fora para cá"
Darcílio Almeida,
morador do Maiobão

O que diz o edital - A licitação do Sistema de Transporte Coletivo de São Luís garantirá a manutenção das gratuidades para idosos acima de 60 anos, aposentados do Município e do Estado, pessoas com deficiência e demais benefícios e gratuidades já existentes. A meia-passagem dos estudantes também continua garantida. Crianças até sete anos não pagam a tarifa e para evitar que elas passem por constrangimentos como passar por baixo da catraca, será criado o Cartão Criança, similar aos já utilizados pelo Sistema Bilhetagem Eletrônica (SBA).

[e-s001]Insegurança

"Os assaltos a ônibus são uma grande preocupação agora. Mesmo com as câmeras, a gente não se sente seguros durante as viagens"
Janaína Santos
, moradora do Residencial Ribeira

O que diz o edital - O edital de licitação do Sistema de Transporte Coletivo de São Luís não trata especificamente da segurança policial dos passageiros. No início de abril, após diversas reuniões entre a Polícia Militar (PM) e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Maranhão (Sttrema) foi criado o Batalhão Tiradentes, unidade responsável por atuar especificamente no combate a assaltos em coletivos da Região Metropolitana de São Luís. Durante as blitz são feitas abordagens e revistas a passageiros, além da apreensão de armas brancas e de fogo. Usuários defendem a presença de policiais à paisana nos veículos.

[e-s001]Qualidade dos veículos

"A qualidade dos ônibus precisa melhorar muito, no geral. Porque eles são sujos, são calorentos, são velhos. E a gente ainda paga uma passagem cara por esse serviço bem ruim"
Vinícius Santos Barreto
, morador da Vila Maranhão

O que diz o edital- Entre as diretrizes gerais do projeto estão garantir o nível de qualidade dos serviços, oferecendo veículos novos e modernos, a oferta de mecanismos modernos de cobrança e controle tarifário, por meio de melhorias no sistema de bilhetagem eletrônica, cujos investimentos em novas tecnologias serão responsabilidade das empresas operadoras do sistema. No edital, a prefeitura exige que todos os ônibus ofereçam ar-condicionado. Um ano após a assinatura dos contratos, no mínimo 20% da frota terá ar-condicionado e o restante da frota será substituída gradativamente.

[e-s001]Idade da frota

"Os ônibus que circulam em São Luís são muito velhos. Tanto que vivem dando problema, deixando a gente no meio do caminho. Tem que trocar a frota logo"
Rayara Vale
, moradora do Centro

O que diz o edital - A licitação prevê que toda a frota seja adequada à idade prevista em lei. De acordo com o artigo 33 da Lei Municipal n° 3.430/1996, que dispõe sobre o sistema de transporte público urbano coletivo de São Luís, não é permitida a circulação de ônibus na capital com mais de sete anos de fabricação, sendo que estes devem ser substituídos por veículos com, no máximo, cinco anos de vida útil. Durante a apresentação técnica do edital, a Secretaria Municipal de Trânsito de Transportes (SMTT) informou que desde 2013 a idade média da frota caiu de 7,93 anos passando para 5,8 anos em 2015 e que com a licitação a idade média da frota será de 3 a 4 anos. A partir do segundo ano de vigência do contrato de licitação, a frota terá de ser renovada em 10% até que ela esteja totalmente renovada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.