Câmara

Davi Júnior assume mandato com ascensão de Sarney Filho a Ministério

Com 63.706 votos na eleição de 2014, Davizinho ficou na primeira suplência e deve assumir o mandato já na semana que vem

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
(Davizinho)

A ascensão do deputado federal Sarney Filho (PV) ao Ministério do Meio Ambiente do governo Michel Temer (PMDB) abre vaga na Câmara dos Deputados para o suplente Davi Alves Silva Júnior (PR).

Com 63.706 votos na eleição de 2014, Davizinho, como é mais conhecido na Região Tocantina, onde milita politicamente, ficou na primeira suplência e deve assumir o mandato já na semana que vem.

Essa é a segunda vez que ele sai da suplência para assumir o cargo.

Na eleição de 2010, Davi Alves, também elegeu-se primeiro suplente, mas acabou “herdando” o mandato do deputado Luciano Moreira, que morreu num acidente automobilístico em junho de 2011.

Um mês depois, teve seu nome envolvido numa denúncia de troca de emendas parlamentares por apoio político no Ministério dos Transportes.

À época, a pasta era comandada pelo PR, e tinha Alfredo Nascimento ministro. A revista IstoÉ divulgou um vídeo, de 2009, de uma reunião entre o ministro, o parlamentar – que ainda era do PDT - e o também deputado Valdemar da Costa, então presidente nacional do PR.

Realizado no gabinete de Nascimento, o encontro teria como objetivo “comprar”, com uma emenda de R$ 1,5 milhão – a ser usada para obras na BR-010 -, a saída de Davizinho do PDT para o PR.

A mudança de partido acabou se concretizando, mas o deputado disse, em nota emitida na ocasião, que nada teve a ver com a liberação da emenda.

Em sua reposta, Davizinho atribui sua chegada ao PR ao “crescimento político dentro do quadro partidário visto que à época me encontrava em uma situação difícil no PDT”.

Ele argumentou que o partido não honrou um compromisso de fazê-lo candidato a prefeito de Imperatriz.

“O ponto final de permanência naquela legenda foram as eleições de 2008, pois o Presidente Nacional do PDT não honrou o compromisso assumido comigo que, em reunião da Executiva Nacional, deliberou por uma candidatura própria na cidade de Imperatriz, conforme notícias veiculadas em jornais de circulação local e nacional”, declarou então.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.