Poluição

Praias continuam impróprias para banho, diz Sema

Secretaria de Meio Ambiente divulga laudo técnico com base em monitoramento de 21 pontos monitorados, no período de 3 de abril a 1 de maio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Em trecho do Calhau, na Avenida Litorânea, é visível a poluição causada por esgotos lançados na praia
Em trecho do Calhau, na Avenida Litorânea, é visível a poluição causada por esgotos lançados na praia (Em trecho do Calhau, na Avenida Litorânea, é visível a poluição causada por esgotos lançados na praia)

Mais uma vez o laudo técnico de balneabilidade das praias da Ilha de São Luís, elaborado mensalmente pela Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), apontou que todos os 21 pontos monitorados pelo órgão ainda estão impróprios para o banho.

Técnicos das Sema percorreram os locais, semanalmente, de 3 de abril a 1 de maio, e constataram que os trechos possuem quantidade superior a 400 enterococos para cada 100 mL de água coletada. Dados que, conforme os padrões fixados na Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) decretam que a localidade onde foi coletada a amostra está imprópria para o banho. Foram coletadas e analisadas amostras de água nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagy.

Por conta dessa situação, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) foi obrigada, por meio de decisão judicial, a realizar o esgotamento sanitário de toda São Luís até 2021.

A Caema, no entanto, tem ressaltado que que vem trabalhando para melhorar os índices de esgotamento sanitário em São Luís e que a empresa segue um calendário de ações e investimentos, com obras já em andamento e dentro dos prazos estipulados.

Obras

Ainda de acordo com a Caema, serão utilizados R$ 304 milhões para executar e acelerar obras importantes, como a construção de duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’S), nas áreas do Vinhais e Anil (obras já em andamento), que somadas às duas já em operação (Jaracaty e Bacanga), elevará o percentual de esgoto tratado na capital de 4% para 70%.

O presidente da Caema, Davi Telles, destaca a importância de obras de despoluição de rios localizados no entorno da ilha, como o Pimenta e o Calhau, este último está em fase de estudos técnicos e deverá receber obras de intervenções para retirada de pontos de lançamento e instalação de tubulações para coleta, desvio e destinação de esgotos até o final de 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.