Novo governo

Maranhenses trabalham para evitar retaliações ao estado

Há um consenso entre a classe política local sobre o fato de que a atuação do governador Flávio Dino (PCdoB) em defesa da presidente Dilma deve render ao comunista dificuldade de acesso ao governo

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
(André Fufuca, coordenador da bancada, já esteve com Michel Temer)

Lideranças políticas do Maranhão iniciaram, ainda na quinta-feira, 11, quando já se desenrolava no Senado o cenário para a o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT), gestões com o objetivo de evitar que o estado seja retaliado no governo de Michel Temer (PMDB).

Há um consenso entre a classe política local sobre o fato de que a marcante atuação do governador Flávio Dino (PCdoB) em defesa da presidente Dilma – no que até aliados chamaram de “postura guerrilheira” – deve render ao comunista dificuldade de acesso ao governo federal.

Nesse cenário, a ponte do Maranhão com o peemedebista acabará sendo a bancada na Câmara dos Deputados e no Senado.

Na quinta, o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) foi o primeiro maranhense a receber o novo presidente da República em sua residência, em Brasília. Foi procurado para acalmar o próprio PMDB, que ensaiava uma pressão por cargos.

Na manhã de ontem, mais um movimento: o deputado federal Sarney Filho (PV) foi confirmado ministro do Meio Ambiente e relatou, em entrevista ao Programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM, que já manteve com Temer conversas para evitar que o Maranhão sofra consequências em virtude da oposição do governador. O presidente em exercício garantiu a manutenção de programas sociais.

“Eu tive uma reunião com o presidente Michel Temer, e uma das coisas que ele garantiu foi a continuidade dos programas sociais. Ele me garantiu que esses avanços sociais não vão retroagir. Eu jamais aceitaria participar de um governo que não assegurasse esses avanços sociais duramente conquistados na Democracia brasileira”, disse.

O coordenador da bancada maranhense em Brasília, deputado federal André Fufuca (PP), também trabalha por uma aproximação. Em entrevista ao jornalista Jorge Aragão, do programa Panorama, também da Mirante AM, ele contou como se deu um conversa que teve com Temer pela manhã.

“Foi uma conversa rápida, mas proveitosa. O nosso presidente assegurou que Maranhão será bem tratado, coisa que não estava acontecendo no governo Dilma. Tenho esperança de dias melhores para o Brasil e para o nosso Maranhão”, declarou André Fufuca ao Blog do Jorge Aragão.

MAIS

Empossado ontem pelo presidente em exercício, Michel Temer, o deputado Sarney Filho (PV-MA) afirmou ontem que a tragédia de Mariana está entre suas prioridades como ministro do Meio Ambiente. No seu último ato na Câmara, antes de assumir a pasta no governo de Michel Temer, o parlamentar apresentou o relatório final da Comissão Externa criada para acompanhar e avaliar os desdobramentos do rompimento da barragem. “É importante termos em mente que essa tragédia não se encerrou, é um crime continuado. Nós ainda estamos vendo derramamento de lama. A bacia do Rio Doce continua sendo poluída e os acordos que foram firmados até agora não surtiram resultados que atinjam principalmente os mais prejudicados pela irresponsabilidade da Samarco”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.