Teatro

Universo feminino em cena

Espetáculo teatral “As Mulheres do Aluá” será encenado hoje, às 19h, no Teatro João do Vale, pela companhia “O Imaginário”, do Estado de Rondônia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Cena do espetáculo "As Mulheres de Aluá", que será apresentado nesta quinta-feira
Cena do espetáculo "As Mulheres de Aluá", que será apresentado nesta quinta-feira (Mulheres de Aluá)

O Teatro João do Vale (Praia Grande) recebe hoje, às 19h, o espetáculo “As Mulheres do Aluá”, produção que integra o projeto “Sesc Amazônia das Artes”. O espetáculo do estado de Rondônia é baseado em documento editado entre as décadas de 1910 e 1930, que relata a violência vivida pelas mulheres durante o ciclo da borracha e a construção da estrada de ferro Madeira Mamoré, em Porto Velho (RO).

Durante uma hora, os atores da companhia “O Imaginário” apresentarão uma investigação cênica que coloca em foco a relação de gênero e o universo feminino. É baseada nas histórias de mulheres que enfrentaram e desafiaram os poderes para garantir as suas posições diante do mundo, em um período em que o pensamento do homem é que determinava a condição de cada mulher. O elenco é formado por Amanara Brandão, Agrael de Jesus, Jaque Luchesi e Zaine Diniz. A direção é de Chicão Santos.

A peça aborda a história de mulheres ribeirinhas que sofreram e ainda sofrem a opressão na Amazônia e no Brasil como um todo. A proposta é uma oportunidade para que o público reveja seus conceitos e foi concebida a partir de uma pesquisa cênica que coloca em foco a relação de gênero e o universo feminino. Essas histórias registradas nas páginas frias dos processos foram transformadas em dramaturgia e acabaram nos palcos.

Personagens

Quatro personagens, Bebé Robert, Josefa Cebola, Elisa e Catharina, são condenadas e trancadas em celas que ficam em uma cidade abandonada no interior da floresta. Com o passar do tempo, elas se transformam em “mulheres de pedra” e uma vez por ano saem desta condição para beber e festejar o “Aluá”. Enquanto estão preparando a bebida, relembram suas memórias, bebem e depois voltam à condição de mulheres de pedra.

A encenação estética usa elementos que estabelece um ritual de quatro mulheres, com suas memórias em que a realidade é gerada pelos processos de confecção do aluá e é banhada pelas memórias e pelos mitos amazônicos. Outro aspecto significativo é a trilha que alude aos costumes e mitos ribeirinhos. Alguns objetos cênicos causam impactos, pois concentram em sua significação a violência representada pelas personagens.

Desde sua criação, em 2005, a principal ação da companhia “O Imaginário” é discutir o teatro, o público e a cidade, ação estratégica para o desenvolvimento de conceitos que assegurem a luta por um teatro insurgente e pela promoção do acesso do cidadão à arte como um direito social. A companhia mantém em Rondônia uma escola livre de formação de jovens artistas, promove residências na área com coletivos de outras regiões e recebe oficinas e espetáculos.

A companhia esteve presente no “Seminário Funarte de Residências Artísticas”, no Rio de Janeiro, e no programa “Rumos Legado Teatro”, do Instituto Itaú Cultural, participando da mesa “O Teatro de Rua e o Teatro na Cidade”, em São Paulo, em 2014, e foi selecionada no “Prêmio Funarte de Fomento ao Teatro 2014”, com o projeto “Manutenção de Atividades do Tapiri”.

Serviço

O quê

Espetáculo “As Mulheres do Aloá”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Teatro João do Vale

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.