Descaso

Sem cuidados, ruas do Centro estão esburacadas

O Estado esteve nas ruas da Misericórdia, da Inveja, da Palha e do Mocambo e constatou que, em algumas vias, não há possibilidade de passagem de veículos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

O descaso é constatado em vias do Centro de São Luís, que apresentam problemas na cobertura asfáltica e dos paralelepípedos. Em algumas ruas, especialmente aquelas situadas nos arredores do Mercado Central, a situação é tão precária que veículos de grande porte não conseguem mais passar por determinados trechos.

O cenário mais grave é observado na Rua da Inveja. Em vários pontos, existem verdadeiras crateras que ocupam praticamente toda a largura da via. Uma delas tem uma profundidade de quase um metro e, por causa da extensão do obstáculo, carros e até motocicletas têm dificuldade para passar. “Desde quando moro por aqui está assim, uma vergonha para a população”, disse o morador Gustavo Mendes, que reside na via há mais de dois anos.

Em outro trecho, ainda na Rua da Inveja – a poucos metros do prédio restaurado da Fábrica Santa Amélia – os buracos obrigam os veículos a “atalhar” pelas calçadas das residências nos arredores. O fato, além de causar insatisfação nos donos desses imóveis, também revolta os motoristas que precisam efetuar a “manobra”. “A gente paga os impostos e precisa suportar uma situação como esta. Cadê as autoridades públicas?”, disse o funcionário público Eraldo Martins.

Na Rua da Palha, que dá acesso ao Mercado Central, as crateras foram cobertas parcialmente pelos moradores. Eles usaram pedras e areia, em determinados trechos. No entanto, as últimas chuvas retiraram toda a camada temporária. “E aí, voltamos para o mesmo problema!”, disse a dona de casa Maria de Jesus Rodrigues. Ela confirmou ainda que, há alguns dias, máquinas da Prefeitura de São Luís estiveram no local. “No entanto, não fizeram nenhum serviço”, complementou.

Já na Rua da Misericórdia, de acordo com a também dona de casa Fátima Alencar, que reside na via há mais de dois anos, veículos de grande porte que ainda conseguem passar pelo trecho, pioram a situação dos buracos. “Alguns deles param, no meio de um desses buracos e, na hora em que forçam o motor para subir, derrapam o pneu e o buraco só aumenta”, explicou.

O quadro também é grave na Rua do Mocambo, ao lado da Fonte das Pedras, Centro. A situação no trecho é tão grave que, há vários meses, nem mesmo motos conseguem circular pelo local. “Nem me lembro a última vez que vi um carro passar nesta rua” disse a vendedora de sucos, Josefa Alves, que vende seus produtos ao lado da via diariamente.

SAIBA MAIS
Em nota, a Prefeitura de São Luís informou que trabalha na requalificação de ruas na região do centro da capital. Por meio da subprefeitura, o Município informou também que realiza o levantamento das vias que ainda não foram beneficiadas para incluí-las na programação dos serviços.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.