Projeto

Exaltação ao Rei do Baião

Quarteto de Baião se apresenta hoje, às 12h30, na Universidade Federal do Maranhão destro do projeto “Mostre sua Cara”; show é em homenagem a Luiz Gonzaga

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

“Sons do Sertão: Luiz Gonzaga, Música e Identidade" é o nome do show que o Quarteto de Baião apresenta hoje, às 12h30, no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O show, uma homenagem a Luiz Gonzaga, integra o Projeto Cultural de Promoção de Talentos “Mostre sua Cara”, idealizado pelo Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce) daquela instituição.

O Quarteto de Baião, que tem entre seus integrantes professores do Campus de Pinheiro da UFMA, é formado por Jonas Moraes (voz), Alfredo Werney (violão), Lúcio Carlos (percussão) e Láryos Lima (guitarra).

Os artistas já se apresentaram em São Paulo (SP), Recife (PE), Exu (PE), Crato (CE), Araripina (PE), Caxias (MA), Santa Inês (MA) e nas cidades piauienses de Teresina, Parnaíba, Floriano, Valença, Cajazeiras, Socorro, Simplício Mendes, Simões, Paes Landim e Pedro II. “O show representa o retorno para a comunidade acadêmica de uma produção apoiada pelos órgãos de fomento à pesquisa”, afirmou o vocalista Jonas Moraes.

Ritmos como baião, forró pé-de-serra, xaxado, xote e quadrilha integram o repertório do grupo Quarteto de Baião que neste show deverá apresentar sucessos do rei do Baião como os clássicos “Asa Branca”, “Pagode Russo”, “Cintura Fina”, “Paraíba”, “Juazeiro”, "Siridó", "Qui nem Jiló", “Baião de Dois" e "A dança da moda", entre outros. Dono de uma vasta discografia, Luiz Gonzaga nasceu na cidade de Exu (PE) em 13 de dezembro de 1912 e morreu em Recife (PE) em 2 de agosto de 1989.

Projeto

O projeto “Mostre sua Cara” tem como objetivo incentivar a cultura, valorizar a diversidade artística, estimular a criatividade e projetar novos talentos da comunidade universitária da UFMA. Para saber sobre as datas e o processo de inscrição, os candidatos devem acessar o site www.cultura.ufma.br.

As propostas artísticas inscritas que ainda não foram selecionadas para a agenda deste mês continuarão fazendo parte do banco de dados do projeto, podendo ser inseridas para as pautas seguintes do Calendário de Apresentação 2016, já divulgado pela instituição, como informa a coordenação do projeto.

O “Mostre sua Cara” foi lançado em março deste ano com a participação do grupo Jazzencontros, que deu a largada na programação. Aberto ao público, o projeto é um espaço para a apresentação e divulgação de novos talentos universitários nas áreas da música, teatro, dança, literatura e outras formas de expressões artísticas. É destinado à comunidade acadêmica da UFMA (servidores, professores, técnico-administrativos, aposentados e colaboradores da instituição). “O projeto visa incentivar à cultura e valorizar a diversidade artística, estimular a criatividade e projetar novos talentos da comunidade universitária da UFMA”, destaca a diretora do DAC e coordenadora do projeto, Fernanda Pinheiro.

Datas dos próximos shows

- 23 de junho

- 21 de julho

- 25 de agosto

- 29 de setembro

- 27 de outubro

- 24 de novembro

- 15 de dezembro

Serviço

O quê

Projeto “Mostre sua cara”

Quando

Hoje, às 12h30

Onde

Auditório central da Universidade Federal do Maranhão

Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.