Coluna

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
NO OAK WINE, um encontro de velhos amigos: o proprietário, Demócrito Silva e Silva, que mudou de idade no fim de semana, a atriz e cantora Surama de Castro (passou o Dia das Mães com a família), a promoter paulista Nette Cabral e o Repórter PH
NO OAK WINE, um encontro de velhos amigos: o proprietário, Demócrito Silva e Silva, que mudou de idade no fim de semana, a atriz e cantora Surama de Castro (passou o Dia das Mães com a família), a promoter paulista Nette Cabral e o Repórter PH
O sommelier Afrânio Freitas, que há 20 anos trabalha em prol da cultura do vinho e que, no último fim de semana, no Manu Restaurante do Brisamar Hotel, comandou um agradável jantar temático, cujo tema foi “Noite Argentina”, com a Rutini Wines, uma das melhores bodegas de Mendoza, cidade situada nas bordas da Cordilheira dos Andes
O sommelier Afrânio Freitas, que há 20 anos trabalha em prol da cultura do vinho e que, no último fim de semana, no Manu Restaurante do Brisamar Hotel, comandou um agradável jantar temático, cujo tema foi “Noite Argentina”, com a Rutini Wines, uma das melhores bodegas de Mendoza, cidade situada nas bordas da Cordilheira dos Andes

Ópera-bufa
Na semana passada o deputado Waldir Maranhão dizia, para rebater os que falavam ser ele desqualificado para ocupar a presidência da Câmara dos Deputados, que todos iriam se surpreender com ele.
Houve quem lembrasse o fato de ele já ter sido reitor da Universidade Federal do Maranhão para ressalvar que não se tratava de alguém do baixo clero que de repente, guindado ao topo, iria dar uma de Severino Cavalcanti (aquele pernambucano que pegava propina de lanchonete).
Mérito da questão à parte, Waldir Maranhão estava certo. De fato, surpreendeu o Brasil. Simplesmente com uma canetada quis melar um processo de impeachment já em vias de ser finalizado. Ganhou os seus 15 minutos de fama no olho do furacão de uma guerra. Por aí, pessoalmente, se deu mal.
O partido dele, o PP, já fala em expulsá-lo. E, na Câmara, tudo farão para cassá-lo.
E nós, como entramos nessa história? Pagando a conta. O que se quer mesmo é a solução do problema político do país que nos tire desse sufoco. A atitude de Maranhão só fez jogar lenha na fogueira.
Mas, tudo indica, foi só uma ópera-bufa.

Golpe e tapetão
Veja como política é coisa para se ficar muito atento. O pessoal de Dilma Rousseff sempre disse que os defensores do impeachment não tinham voto e estavam dando o golpe, ou ganhando no tapetão.
Nesta segunda-feira, com a decisão de Waldir Maranhão, os oposicionistas adotaram o mesmo discurso: 'É golpe. Não têm voto, querem ganhar no tapetão'.

Raiva
Os números são incômodos.
A comparação foi feita durante a última semana por autoridades da cidade de Mumbai, uma das mais ricas da Índia. Em 20 anos, mordidas de cães de rua mataram mais do que atentados terroristas.
Cães – 434 mortes
Terrorismo – 422 mortes

Café com Investidores
O ICE-MA, Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão, a Associação Comercial do Maranhão e a Associação de Jovens Empresários do Maranhão, realizam no dia 13 de maio, às 8h, no Hotel Luzeiros o evento “Café com Investidores de Impacto Social”. Na oportunidade, os líderes empresariais maranhenses poderão discutir negócios de impacto social aliados à sustentabilidade. O encontro pretende disseminar a prática do investimento de impacto social entre os empresários maranhenses por meio do compartilhamento de experiências que se caracterizam por foco em modelos de negócios direcionados à população de baixa renda, com a missão explícita de causar transformação real, de forma ética e responsável e com capacidade de ampliação do seu alcance, rentabilidade, alinhando o investimento realizado pela empresa à sua atividade principal.

Brasil da lambança
Em vez de resolver a vida dos cidadãos, a política brasileira os deixa cada vez mais confusos. Do ano passado para cá, uma palavra poderia resumir o que assistimos pelos noticiários diários: lambança. É uma desordem, um tumulto, um bombardeio de notícias sujas que não tem mais fim. A minha avó diria: “Durma com um barulho desses!”. E estaria certa.
Quando se achou que tudo já se tinha visto, lá vem mais lambança. Tem a delação premiada, um inquérito daqui, um processo dali, as trocas de acusações, um documento leviano, um pronunciamento duvidoso, alguém que fica sem partido (e de coração também partido), um sobe e desce de poder e assim por diante.

Brasil da lambança 2
É um baralho de coisas erradas, sem dúvida. Outro dia, perguntado sobre onde estaria o futuro do Brasil, ouvi uma resposta inteligente, curta e grossa: “Está no aeroporto”. E com isso muita gente concorda!
Uma noite dessas, assistindo ao jornal, ouvi esta outra em uma casa legislativa: “Vou encerrar esta sessão para que Vossas Excelências possam gritar em paz”. Trocando em miúdos, ninguém se entende, ou ninguém quer se deixar entender. É um grito para defender o seu lado, no sentido particular, e não para nos defender, para livrar a nação do mal maior, que é a corrupção.
Do lado de fora, quem grita somos nós. Mas de revolta, por não conseguirmos enxergar, em nenhum canto, um brasileiro que consiga colocar este país em ordem.

Semana gastronômica no Rio de Janeiro
O Senac no Maranhão realizará, hoje e amanhã, no Rio de Janeiro, a Semana da Gastronomia Regional, evento no qual a culinária maranhense estará em destaque no buffet do Restaurante-Escola Senac Downtown, no centro da Cidade Maravilhosa. As delícias serão preparadas pelo instrutor e chef do Restaurante Escola do Senac no Maranhão, Júnior Lisboa, e sua equipe de instrutores e cozinheiros.

TRIVIAL VARIADO
Prestes de ser afastada do cargo, a presidente Dilma Rousseff já limpou a mesa e as prateleiras do seu gabinete no terceiro andar do Palácio do Planalto, em um sinal claro de que seu governo já se prepara para descer a rampa, no dia 12.
A TIM está à procura de profissionais interessados em atuar como consultores de venda para médias e grandes empresas. São 335 oportunidades para novos parceiros, distribuídas em todo o Brasil, apenas para esse segmento. As inscrições podem ser feitas por meio do site da operadora.

A bailarina de dança do ventre Mirella Leite dará, na próxima sexta-feira, e também sábado, um show de sensualidade no espaço gastronômico Al Khalifa, de Leslie Trovão. As duas apresentações permitirão aos frequentadores da casa uma dançante viagem às arábias.

A Câmara de Vereadores de Timon homenageou, no último dia 9, a Universidade Estadual do Maranhão. O reconhecimento deu-se para lembrar os 12 anos de atuação da instituição naquele município.

A comédia “Lili e Cia.”, com os atores Eraldo Fontiny, Rita Murai e Darwin Demarch, será apresentada no próximo sábado, no Teatro Arthur Azevedo.

DE RELANCE

No desespero
Durou cinco horas a fantasia dos aliados da presidente Dilma Rousseff de ver o processo de impeachment ser barrado no Senado por um canetaço do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA). A decisão de anular as três sessões em que o impeachment foi votado chegou a ser comemorada pelos petistas e seus aliados do PC do B como se fosse a pá de cal no impeachment. De um hora para outra, o deputado Waldir Maranhão passou a ser tratado como estadista, apesar dos argumentos esdrúxulos que usou para anular a votação que deu 367 votos pela abertura do processo de impeachment.

No desespero 2
Um a um, o presidente do Senado, Renan Calheiros, derrubou os argumentos de Waldir Maranhão, que na verdade são as alegações da Advocacia-Geral da União. Uma delas chega a ser risível: que a comunicação ao Senado deveria ter sido feita por resolução e não por ofício. Renan lembrou que em 1992, no impeachment de Collor, a comunicação foi feita por ofício. E ninguém reclamou. Outra justificativa de Maranhão revela que os defensores da presidente perderam a tramontana: a contestação às declarações antecipadas de voto. Ora, impor lei da mordaça a deputados e senadores é uma heresia. Quer dizer que os aliados do governo podem expor sua posição contrária ao impeachment e os adversários não?

Atos simbólicos
A presidente Dilma Rousseff tem planejado uma série de atos simbólicos para colocar em prática antes de ser notificada, pelo Senado, sobre a abertura do processo de impeachment, que levará ao seu afastamento do cargo por um período de até 180 dias. Aliados da petista avaliam que a derrota na votação de hoje é inevitável. A presidente planeja descer a rampa do Palácio do Planalto acompanhada de seus principais aliados e de caminhar até o Palácio da Alvorada.

Celebração no TJMA
Uma celebração em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, seguida de coroação, acontecerá na próxima sexta-feira no auditório do Tribunal de Justiça. A celebração eucarística será presidida pelo padre Abraão Colins, reitor do Instituto de Ensino Superior do Maranhão. O evento integra as ações desenvolvidas pelo TJMA como forma de promover maior integração entre os servidores e magistrados.

Francesas de Bardot
Uma coleção das famosas sapatilhas francesas Repetto, as mesmas que deram leveza e graça aos pés da atriz Brigitte Bardot no filme “Et Dieu crea La femme”, desembarcou em São Luís e, com exclusividade, está incrementando as vitrines da loja Vila Ramada da Avenida dos Holandeses.

Feirão do Imposto
A Associação de Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA) realiza no início da noite de hoje, no Papo de Boteco, na Avenida Mário Andreazza, o “Happy Hour Sem Imposto”, cuja atividade faz parte do Feirão do Imposto 2016, previsto para acontecer no dia 21 deste mês. No início desta semana, a AJE fechou parceria com a Escola de Negócios Excellence (ENE), que também vai aderir à campanha.

Pertences de Monroe
Uma coleção de objetos pessoais da atriz Marilyn Monroe, incluindo notas manuscritas e joias, será colocada à venda em novembro pela casa de leilões Julien’s Auctions. Marilyn, um dos maiores ícones da era de ouro de Hollywood, deixou diversos pertences para aquele que foi seu mentor como atriz, Lee Strasberg, em seu testamento. Mais de 500 lotes de objetos da estrela serão leiloados em Los Angeles, nos dias 19 e 20 de novembro, e a expectativa é que rendam entre 2 e 4 milhões de dólares

De Benjamin Disraeli:
“Há pessoas silenciosas que são muito mais interessantes que os melhores oradores.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.