Teatro

Amazônia das Artes apresenta Espetáculo ''As mulheres do Aluá''

Espetáculo de dança, que será apresentado no Teatro João do Vale, é uma produção rondoniense

OESTADOMA.COM / com informaões da assessoria de comunicação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Espetáculo dura sessenta minutos e conta histórias de mulheres de diferentes épocas
Espetáculo dura sessenta minutos e conta histórias de mulheres de diferentes épocas (AS MULHERES SESC )

SÃO LUÍS - A capital maranhense recebe nesta quinta-feira (12), o espetáculo de dança “As Mulheres do Aluá”, com o grupo rondoniense “O Imaginário”. A apresentação faz parte da circulação do Projeto Sesc Amazônia das Artes 2016 que reúne trabalhos dos nove estados que integram a Amazônia Legal e pelo Piauí. O enredo pode se apreciado gratuitamente a partir das 19 horas, no Teatro João do Vale. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria.

Com duração de sessenta minutos, o público que comparecer no teatro será envolvido pela história de mulheres de diferentes épocas que foram condenadas, num período em que o pensamento-homem determinava a condição de cada uma delas. Com histórias marcadas pela violência, elas foram rés em processos judiciais que revelam a dificuldade em um ambiente hostil e opressor do passado na Amazônia, influenciado pelo ciclo da borracha e construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

O roteiro nasceu da pesquisa cênica que coloca em foco a relação de gênero e o universo feminino. Essas histórias registradas transformadas em dramaturgia e posteriormente espetáculo são referentes à época do apogeu da economia local, e especificamente a história das mulheres com a opressão de gênero da época.

A construção da encenação estética usa elementos que estabelecem um ritual de quatro mulheres — Bebé Robert, Josefa Cebola, Elisa e Catharina — condenadas e trancadas em celas que ficam numa cidade abandonada no interior da floresta que com o passar do tempo se transformaram em “mulheres de pedra” e uma vez por ano saem desta condição para beber o “Aluá” e festejar relembrando suas memórias e os mitos amazônicos. Depois voltam à condição de mulheres de pedra.

Outro aspecto significativo é a trilha utilizada que alude aos costumes e mitos ribeirinhos. Alguns objetos cênicos também causam impacto, pois concentram em sua significação toda a violência representada por essas personagens.

Com autoria do dramaturgo sergipano Euler Lopes Teles, a linha do espetáculo é resultado de um processo colaborativo com a pesquisadora Nilza Menezes e com encenador Chicão Santos. A encenação usa elementos que estabelecem um ritual de quatro mulheres, com suas memórias em que a realidade é gerada pelos processos de confecção do aluá e é banhada pelas memórias e pelos mitos amazônicos.

Sesc Amazônia das Artes

O Sesc Amazônia das Artes se confirma a cada nova edição como um espaço de circulação da produção cultural da região Amazônica, oportunizando o acesso a bens culturais por meio do estímulo, difusão e intercâmbio de produtos artístico-culturais, que valorizam a diversidade das linguagens e de propostas. O evento objetiva disseminar e enaltecer as produções culturais idealizadas por artistas oriundos dos nove estados que integram a Amazônia Legal — Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins — e do estado do Piauí, convidado em virtude de sua proximidade geográfica e identificação com o cenário sociocultural.

Em 2016, o Projeto completa nove anos promovendo além de intercâmbio entre arte e cultura, o diálogo acerca da carência de políticas públicas indispensáveis para atenuar necessidades básicas do cidadão. Seja com obras cinematográficas, espetáculos teatrais ou de dança, as produções regionais são o foco da Mostra, que permite a troca de experiências entre público e artista de todas as regionais e também o cultivo de valores como a liberdade, autonomia, solidariedade, responsabilidade social e o autoconhecimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.