Educação

Prefeito de Monção se reúne com presidente do FNDE

Queiroz solicitou a conclusão das obras de duas creches que estão paradas há anos; gestor foi à Funasa pedir liberação de kits sanitários

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Monção - A Prefeitura de Monção deu mais um passo em busca da melhoria da qualidade da educação. O prefeito Queiroz (DEM) esteve reunido com o presidente do Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Gastão Vieira. O assunto principal foi a retomada das obras de duas creches tipo B e C que foram suspensas na gestão anterior.

Segundo informou o prefeito, o presidente do FNDE pediu que o Município firmasse um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal o mais breve possível.

“Pela primeira vez tive esperança de resolver o problema. Procurei pessoalmente o ministério, mas nada foi resolvido. Agora, o povo de Monção teve a palavra firme do atual presidente do FNDE, que por sinal é maranhense, que as escolas serão concluídas”, informou Queiroz.

Além de buscar melhorias na educação, o prefeito de Monção fez uma visita ao Ministério da Agricultura, onde conseguiu uma patrulha mecanizada.

“Quero informar que também fui na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) pedir a liberação dos kit’s sanitários para a comunidade do povoado Castelo, zona rural de Monção”, disse o prefeito.

Responsabilidade

O FNDE é responsável por ações, que vão desde projetos de melhoria da infraestrutura das escolas à execução de políticas públicas. Entre os programas estão: Alimentação Escolar, Biblioteca da Escola e Brasil Profissionalizado.

Estão também os programas: Caminhos da Escola, Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional do Livro Didático, Plano de Ações Articuladas, Proinfância e Transporte Escolar. Além de realizar esses programas, o FNDE é responsável por repassar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para aos estados.

Mais

Como funciona o FNDE

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o órgão responsável pela execução da maioria das ações e programas da educação básica no país, como a alimentação e o transporte escolar, além de atuar também na educação profissional e tecnológica e no ensino superior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.