Projeto

Documentário Guriatã, sobre Boi de Maracanã, é selecionado em edital

Produção de Renata Amaral e André Magalhães foi o único projeto maranhense selecionado pelo Rumos Itaú Cultural 2015-2016, mas outros três trabalhos têm relação com o estado

Poliana Ribeiro/Enviada especial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Humberto de Maracanã é uma referência da cultura popular
Humberto de Maracanã é uma referência da cultura popular (Humberto de Maracanã)

São Paulo

“Guriatã”, o documentário dirigido por Renata Amaral com produção de André Magalhães, foi o único projeto maranhense selecionado no programa Rumos Itaú Cultural de fomento à cultura. Os 117 selecionados foram divulgados ontem, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo.

Com o aporte destinado ao projeto, o documentário de longa-metragem, que conta a história de um dos grupos de bumba meu boi mais tradicionais do Maranhão e do cantador Humberto de Maracanã, conhecido como Guriatã, será finalizado.

O trabalho dirigido por Renata Amaral foi o único maranhense selecionado entre 91 inscritos. No entanto, como destaca Aninha de Fátima, integrante da comissão de seleção do programa, outros três projetos selecionados impactam diretamente o Maranhão: “Crioula Congado”, de São Paulo, “Edna”, do Rio de Janeiro, e “Itinerâncias de uma jovem caixeira pelas Cantigas, Lugares e Mulheres Cantadeiras Escondidas no Maranhão”, de São Paulo. “No caso do Maranhão, por mais que apenas um projeto tenha sido selecionado, outros três impactam diretamente o estado, portanto, nós consideramos que há uma representatividade cultural que deve ser levada em consideração”, destacou.

Produzida por Imagina Coletivo, a pesquisa “Crioula Congado” - que será transformada em filme - tem como objetivo aproximar duas culturas tradicionais afro-brasileiras: o tambor de crioula, representado pela comunidade quilombola Santa Rosa dos Pretos, de Itapecuru-Mirim (MA), e as congadas, representadas pelas comunidades tradicionais em Raposos (MG).

Já “Itinerâncias de uma jovem caixeira pelas Cantigas, Lugares e Mulheres Cantadeiras Escondidas no Maranhão” é um documentário, produzido pela dançarina e coreógrafo maranhense Bartira Menezes, que visitará três ou quatro regiões de referência na produção de cantigas de mulheres caixeiras da Festa do Divino, no interior do Maranhão.

Outro projeto selecionado que também está relacionado ao Maranhão é Edna, de Eryk Aruac Rocha, do Rio de Janeiro, longa-metragem documental ficcional sobre episódios da Ditadura Militar do Brasil a partir da vida de Edna, camponesa maranhense, que viveu a Guerrilha do Araguaia (1967-1974) e a Guerra dos Perdidos (1976).

Mais

O Programa Rumos Itaú Cultural chega à sua 17ª edição, contemplando projetos de 25 estados do país e mais um da Argentina. No total, 12.052 trabalhos foram inscritos, mas 117 foram selecionados para receber aportes financeiros, orçado no total em R$ 15,5 milhões. A maioria dos trabalhos selecionados são na área de audiovisual (48); 45 são na área de patrimônio e memória; 40 de artes visuais; 30 na área de formação; 28 na área de música. Há ainda projetos contemplados em áreas como arte e tecnologia, literatura, performance, teatro, dança, gestão cultural, HQ, arquitetura, circo, design, softwares e aplicativos, gastronomia e game.

* A jornalista viajou a convite do Itaú Cultural

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.