Cultura

Documentário sobre Boi de Maracanã é selecionado no Programa Rumos Itaú Cultural

Guriatã, de Renata Amaral e André Magalhães, foi o único selecionado do Maranhão; 117 projetos foram contemplados em todo o país

Poliana Ribeiro / ENVIADA ESPECIAL*

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Humberto de Maracanã era cantador do Boi de Maracanã
Humberto de Maracanã era cantador do Boi de Maracanã

SÃO PAULO - Foram divulgados, na manhã desta segunda-feira (9), os 117 selecionados do Programa Rumos Itaú Cultural de fomento à produção artística brasileira. Do Maranhão, 91 projetos foram inscritos, mas apenas um foi selecionado, o documentário Guriatã, sobre o Boi de Maracanã e o cantador Humberto de Maracanã. O documentário é dirigido por Renata Amaral e tem produção de André Magalhães.

Segundo Karla Martins, integrante da Comissão de Seleção, os projetos selecionados demonstram a riqueza cultural do país. "É um edital nacional. São as leituras desse país enorme que nós temos. Uma parte desse país ainda é escondida ou tem um véu em cima do que é produzido de cultura atualmente", destacou.

Discussões ocorrem no Rumos Itaú Cultural
Discussões ocorrem no Rumos Itaú Cultural

Temas como questões raciais e transsexualidade se destacaram este ano, como explica Aninha de Fátima, também integrante da Comissão de Seleção. "O que a gente sentiu de mais impactante neste ano é que as questões que estão impactando a sociedade atualmente estão contempladas", afirmou.

Segundo Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural afirmou que o programa não estabelece uma relação de patrocínio, mas de parceria. "A gente observa o Rumos do ponto de vista do processo. Nós somos uma instituição que estabelece uma parceria. A produção do Itaú Cultural dá suporte que ele se realize", destacou.

*A jornalista viajou a convite do Itaú Cultural

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.