Saúde

Quase 30% dos homens brasileiros sofrem de ejaculação precoce

Fatores genéticos, metabólicos, hormonais e psicossociais podem contribuir para o problema que afeta qualidade de vida; urologista destaca opções de tratamento e importância da consulta logo após os primeiros sintomas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Avaliação de especialista é fundamental para determinar o tratamento
Avaliação de especialista é fundamental para determinar o tratamento (vida 08-05)

São Paulo - Especialistas estimam que quase 30% dos homens brasileiros sofram de ejaculação precoce ou prematura, como é conhecida. Este problema é definido como a incapacidade de controlar a ejaculação durante ato sexual. Considerado como tabu por grande parte dos homens, muitos passam longo tempo com o problema antes de procurar ajuda médica.

“A vergonha ou sensação de culpa na maioria das vezes impede o homem de expor ou reconhecer o que está acontecendo. Mas é importante que ele saiba que a ajuda do especialista fará toda a diferença para a qualidade de vida dele”, explica o coordenador do Núcleo de Urologia do Hospital Samaritano de São Paulo, Alexandre Crippa - a unidade hospitalar é referência em medicina de alta complexidade.

O especialista explica que “não existe um tempo mínimo considerado normal, porém alguns homens ejaculam antes ou logo após a penetração, o que pode gerar desconforto e angústia ao casal”.

Fatores genéticos, metabólicos, hormonais e psicossociais podem contribuir para a origem e o agravamento do problema. E explica: “Não se deve confundir a ejaculação precoce com disfunção erétil, embora possam estar correlacionados. Cada caso deve ser analisado separadamente”.

Os tratamentos oferecidos são os mais variados: psicoterapia, fisioterapia, tratamento com medicações via oral e tópicos com anestésicos locais são as modalidades mais comumente indicadas.

Atualmente, o tratamento mais utilizado baseia-se no uso de medicações orais de uso contínuo ou sob demanda (antes das relações sexuais). “Há evidências científicas sobre o aumento de até oito vezes no tempo de ejaculação”, destaca o especialista. “Muito cuidado com tratamentos milagrosos que prometem a resolução do problema em um ‘passe de mágica’. Alguns desses produtos podem ser perigosos e devem ser evitados. Consulte sempre um especialista”, afirma.

Para finalizar, Alexandre Crippa orienta: “O diagnóstico correto e o tratamento devem ser realizados sob supervisão médica, sendo que a avaliação de um especialista é fundamental para determinar o tratamento mais adequado para cada um”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.