Prevenção

Seminário da PM discute violência no ensino público

Evento aconteceu na quinta e sexta-feira, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Coronel Diniz Batista durante seminário sobre prevenção da violência
Coronel Diniz Batista durante seminário sobre prevenção da violência (Seminário)

A prevenção da violência dentro e fora das escolas da Região Metropolitana de São Luís, principalmente da rede pública de ensino, foi o tema do seminário de atualização promovido pelo Comando de Seguran­ça Comunitária (CSC) da Polícia Militar (PM), encerrado na manhã de sexta-feira, dia 6. O evento, que começou na quinta-feira, discutiu no­vas estratégias para o enfrentamento da violência no ambiente escolar.

O seminário foi realizado no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau. As discussões foram voltadas para os policiais militares, levando em consideração as formas de atendimento de uma determinada ocorrência, ligada ao ambiente escolar. Durante os dois dias de encontro, professores, psicólogos, pedagogos, entre outros profissionais da área da educação, partici­param das atividades do se­minário.

Segurança
De acordo com o tenente-coronel Diniz Batista, responsável pelo Comando de Policiamento Comunitário da PM, o evento é importante, pois objetiva levar atualizações para os policiais que atuam no enfrentamento da violência escolar.

Segundo ele, casos de furtos, consumo de drogas e porte de armas são as principais ocorrências registradas dentro das escolas atendidas pela Ronda Escolar em toda a Ilha (que somam mais de 500 unidades de ensino da rede pública municipal e estadual). Ainda de acordo com o tenente-coronel Diniz, a Ronda Escolar também atua para combater a violência em escolas privadas quando for demandada para essa situação.

Para o responsável pelo CSC, situações como essas causam graves prejuízos para o ensino dos alunos e as atividades desenvolvidas pelos professores. “Tudo isso causa tumultos nas salas e compromete o bom andamento das aulas. Os professores se sentem ameaçados e há um prejuízo para o calendário escolar”, afirmou.

SAIBA MAIS
Além da Ronda Escolar, fazem parte do Comando de Segurança Comunitária da Polícia Miliar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e as Unidades de Segurança Comunitária (USC), que hoje localizam-se na Vila Luizão e Coroadinho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.