Vacinação

São Luís já alcançou 41% de cobertura vacinal contra a gripe

Vírus Influenza A (H1N1) é o causador da gripe tipo A, considerada o tipo mais grave da doença; a vacina também protege contra outros dois tipos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Mulher recebe dose de vacina em posto de saúde no Bairro de Fátima
Mulher recebe dose de vacina em posto de saúde no Bairro de Fátima (Vacina)

Um total de 78.816 doses da vacina contra o vírus Influenza H1N1 já foi apli­cado em São Luís desde o início da campanha de vacinação, que começou no dia 30 de abril e segue até o dia 20 deste mês, conforme determinação do Ministério da Saúde para todo o país.

Tem sido intensa a procura pela vacina contra a gripe nos postos de saúde de São Luís. Esse movimento tem se refletido na cobertura vacinal da capital. Segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, do DataSUS, São Luís havia vacinado até a ma­nhã de ontem 41,32% dos 189.314 indivíduos que compõem o públi­co-alvo da campanha.

Em alguns postos, os que buscam a vacina estão enfrentado filas. Muitas mães têm levado seus filhos logo no início da campanha, como fez Maria Regina Amaral. “Trouxe logo meu filho para não deixar para a última hora e ter que enfrentar fila muito grande e também para ele ficar protegido da gripe”, disse.

O grupo de idosos foi o que registrou o maior número de doses aplicadas, com 36.179 imunizações. Já o grupo prioritário das crianças teve 26.642 doses aplicadas. Em seguida, os registros apontavam os grupos dos trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas. Em indígenas, foram aplicadas apenas 10 doses.

Campanha
Em São Luís, a vacina está disponível nos 63 postos de saúde da cidade. Fazem parte dos grupos prioritários que devem receber a imunização as pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

As pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, que incluem deficiências específicas, também devem se vacinar. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). O Município deve vacinar, pelo me­nos, 80% de cada um dos grupos prioritários estipulados pelo Ministério da Saúde.

Imunização
A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente, é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios como tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus Influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não tem impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus Influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus Influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Cobertura vacinal no Maranhão*
População -1.390.900
Doses Aplicadas - 435.436
Cobertura Vacinal -31,31%

Cobertura vacinal em São Luís*
População -189.314
Doses Aplicadas -78.388
Cobertura Vacinal -41,41%

*Até o início da tarde de ontem

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.