Escola municipal

Denunciado abandono da Unidade de Ensino Básico Alberto Pinheiro

A unidade de ensino, considerada a mais tradicional escola municipal de São Luís, está com o seu prédio parcialmente desativado há pelo menos cinco anos; local recebe atualmente apenas uma creche

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Prédio da Unidade de Ensino Básico Alberto Pinheiro, que foi fechado há cinco anos para a reforma de suas instalações pela Prefeitura
Prédio da Unidade de Ensino Básico Alberto Pinheiro, que foi fechado há cinco anos para a reforma de suas instalações pela Prefeitura (Fachada da Unidade de Ensino Básico Alberto Pinheiro, que está fechada há cinco anos para reforma)

A Unidade de Ensino Básico Alberto Pinheiro, escola municipal mais tradicional de São Luís, situada na rua Celso Magalhães, ao lado do ginásio Costa Rodrigues, está abandonada. A denúncia foi feita por alunos da unidade nas redes sociais. Segundo eles, o prédio passa por processo de “degradação”, após ser fechado há cinco anos sob a justificativa de que passaria por uma reforma.

Além de relatos textuais sobre como está o prédio, os estudantes também postaram fotos sobre a situação da unidade de ensino. Em pouco mais de 24 horas, a mobilização rendeu 44 reações na rede social (entre curtidas e manifestações de tristeza). Somadas a elas, também foram registrados 18 comentários e 88 compartilhamentos, até o fechamento desta edição, na sexta-feira,6.

O Estado esteve no local na tarde de sexta-feira, 6, e constatou que, além dos portões trancados com correntes e cadeados, em algumas áreas o mato está alto. Como não há serviços de limpeza regular no prédio, existem vários pontos de acúmulo de lixo ao lado do portão utilizado anteriormente para acesso dos alunos.

Não há serviço de vigilância na escola. De acordo com moradores da região, o imóvel está sendo utilizado, durante a noite, como abrigo de moradores de ruas. À tarde, funciona apenas uma creche, em uma das salas do prédio anexo à escola. Uma funcionária do local, que não se identificou, disse apenas que “qualquer informação oficial seria repassada pela Secretaria de Educação do Município”.

Em entrevista à Rádio Mirante AM, no dia 4 de março deste ano, o atual secretário municipal de Educação (Semed), Moacir Feitosa, afirmou que pelo menos seis escolas da rede pública de São Luís, dentre elas, a UEB Alberto Pinheiro, passaria por reformas. “ Foi decidido com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e com o Ministério Público do Maranhão que, de imediato, vamos resolver problemas estruturais de seis escolas, que são as mais graves”, afirmou.

O gestor informou ainda, na ocasião, que seria providenciada segurança para a unidades de ensino, localizada na região central da cidade. No entanto, até o momento, as promessas ainda não foram cumpridas.

Resposta

Procurada por O Estado, a assessoria da Prefeitura de São Luís informou que a escola já passou por vistoria da equipe técnica da Semed e é uma das prioridades no cronograma de reforma. O Município esclareceu ainda que está concluindo o processo de contratação de empresa para elaboração do laudo técnico e projeto estrutural para que possa ser executada a reforma da unidade de ensino.

Mais

História

A UEB Alberto Pinheiro recebeu este nome em homenagem a Alberto Marques Pinheiro, filho de portugueses, nascido em 26 de junho de 1846 na capital maranhense. O homenageado foi vereador de São Luís, Inspetor de Instrução Pública Municipal, Consul do Paraguai no Maranhão e redator chefe do antigo Diário do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.