Oportunidade

Alunos da rede pública do MA embarcam para Europa

Vinte e três estudantes do Maranhão vão participar de intercâmbio internacional através do Programa Cidadão do Mundo

OESTADOMA.COM / com informaões da assessoria de comunicação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Programa Cidadão do Mundo levará jovens maranhenses à Argentina e França
Programa Cidadão do Mundo levará jovens maranhenses à Argentina e França (JOVENS EUROPA )

SÃO LUÍS - “É uma conquista muito grande não só para mim, mas para toda a minha família. Vim do interior para a capital e daqui sigo para a Argentina, onde vou estudar espanhol. Fazer parte de um programa como esse é uma felicidade imensa”. O depoimento da estudante de Química, Carmichelly Vieira da Silva, 20 anos, moradora do município de Zé Doca, reflete a alegria dos 23 estudantes da rede pública que neste sábado (7) embarcam para a Argentina e França, onde realizarão intercâmbio internacional por meio do Programa Cidadão do Mundo, iniciativa do Governo do Maranhão.

O Programa ‘Cidadão do Mundo’ tem como objetivo capacitar alunos na faixa etária entre 18 e 24 anos, para que eles possam alcançar domínio funcional das línguas inglesa, francesa e espanhola. Nesta primeira etapa, foram certificados 23 alunos, de um total de 100 que serão beneficiados.

“Investir nos jovens é um grande passo para a melhoria da sociedade e este governo tem prezado pelo aperfeiçoamento, qualificação e melhoria da qualidade de vida dos jovens maranhenses. Essa oportunidade é ótima para todos nós que estamos participando desse projeto, estou bastante ansiosa, pois é uma chance única que o governo está proporcionando. Não consigo descrever a importância que esse programa vai agregar para minha vida pessoal e profissional”, completou Carmichelly.

As famílias dos estudantes beneficiados também comemoram a conquista dos filhos. “Uma oportunidade única para quem tinha isso apenas como um sonho” disse Reneure Rodrigues Ramos Costa, mãe da estudante Taíse Cristina Ramos Costa, que cursa Geografia na Uema, agraciada pelo programa. “Esse programa significa uma nova oportunidade para que os jovens possam alcançar seus objetivos, serve para o desenvolvimento intelectual, social, econômico para que eles ampliem seus conhecimentos. Esse programa representa muito para minha família, estou torcendo por ela”, relatou Reneure.

Novas culturas

Dos alunos que viajam nesse sábado, 17 irão para a cidade de Buenos Aires, na Argentina, e seis para Montpellier, na França. Os jovens terão 90 dias para conhecer uma nova cultura e ampliar seus conhecimentos. Durante o intercâmbio os alunos receberão bolsas de estudos na modalidade Cursos de Idioma Estrangeiro e Ensino Médio no Exterior, que serão aperfeiçoados.

Segundo a coordenadora do programa Cidadão do Mundo, Fabiana Moura, essa iniciativa é de grande importância para a valorização dos jovens. “Esse momento é muito importante para esses jovens, pois eles se sentem valorizados. Tem muito jovem de origem humilde que nunca viajou para fora do país, o programa é uma oportunidade que talvez eles não teriam. O governador Flávio Dino está acompanhando de perto o programa, tenho certeza da importância para eles em receber ações como essa”, pontuou Fabiana.

“Nós conseguimos materializar um programa pioneiro no estado que é o Cidadão do Mundo. Esse caráter pioneiro prova que pela primeira vez o Governo do Estado envia jovens maranhenses para o exterior para fazer esse intercâmbio, que antes quase sempre era possível somente para pessoas de classe média alta”, concluiu o secretário Jhonatan Almada.

Após a realização do intercâmbio os estudantes deverão apresentar produção escrita sobre a experiência, pré-requisito para a certificação dos participantes no programa. A expectativa para a segunda turma do Cidadão do Mundo é de que os alunos estejam embarcando para Boston (Estados Unidos) e Toronto (Canadá), no início de agosto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.