Baixada Maranhense

Ações estratégicas de desenvolvimento para a Baixada em discussão

O projeto dos diques, a conclusão dos Planos Municipais de Saneamento Ambiental e Resíduos Sólidos nos municípios e o projeto de desenvolvimento estratégico territorial estiveram em pauta no encontro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

O desenvolvimento da Região da Baixada Maranhense tem sido discutido nos últimos meses. Desta vez, representantes da Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais (Femaci), do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estiveram reunidos esta semana, para discutir ações estratégicas de progresso para a região. Em pauta, o projeto Diques da Baixada, que prevê a construção de 71 quilômetros de construção destinada a represar águas correntes; a conclusão dos Planos Municipais de Saneamento Ambiental e Resíduos Sólidos nos municípios, que integram os consórcios intermunicipais, e o projeto de desenvolvimento estratégico territorial.

O superintendente da Femaci, Ronald Damasceno, detalhou o que são e como atuam os consórcios públicos intermunicipais, a partir do que prevê a lei nº11.107/2005. Atualmente, parte dos municípios consorciados estão em processo de finalização dos Planos Municipais de Saneamento Ambiental e Resíduos Sólidos, de revisão dos Planos Diretores e de elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana e Acessibilidade.

Durante o encontro, Ronald Damasceno destacou o fortalecimento da parceria com o Fórum, para que haja alinhamento no diálogo com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa do Maranhão, e formalizou três convites à entidade: para a participação na comitiva que vai à 46ª assembleia da Assemae; para o painel sobre saneamento ambiental que vai ser realizado ainda este mês; e para atuar na co-promoção do 2º Encontro Estadual de Consórcios Públicos do Maranhão.

“Vejo com otimismo o momento de diálogo entre o Fórum da Baixada e a Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais, porque são as duas maiores articulações na região, hoje. Acredito fortemente que o resultado trará grande impacto para o desenvolvimento da Baixada do Estado”, frisou o vice-prefeito de Pinheiro e membro da coordenação do Fórum, César Soares.

Convite

Ao fim do evento, a Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais recebeu o convite para participar do Fórum da Baixada, que contempla os consórcios que têm municípios na Baixada: Conlagos, Conturi e Conguarás. Juntos, reúnem cerca de 70 municípios da região.

“Esse encontro já era esperado e inevitável, pois tanto o Fórum, enquanto instância da sociedade civil, como os consórcios, como instrumentos de gestão, são vitais para o processo de desenvolvimento da Baixada, importante região do Maranhão. Nossa expectativa é que essa parceria seja frutífera para a sociedade”, concluiu Ronald Damasceno.

Mais

Uma região que já exportou algodão

A Baixada Maranhense é uma região a oeste e sudeste da Ilha de São Luís, formada por grandes planícies baixas que alagam na estação das chuvas, criando lagoas. São mais de 20 mil quilômetros quadrados e abrange cerca de 20 município. A Baixada Maranhense já foi um grande pólo produtor de algodão, exportado para a França, Inglaterra e Holanda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.