Câmara Municipal

Castro é cassado, mas ainda não deixará Câmara

Com a possibilidade de recurso, o vereador do Pros ficará no mandato até julgamento dos embargos de declaração

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
(Beto castro perdeu mandato na Câmara)

O vereador Beto Castro (Pros) teve o diploma cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite da terça-feira, 3. Por maioria, os ministros decidiram que o parlamentar cometeu crime por usar em seu registro de candidatura duas identidades. Pela decisão, deveria assumir o suplente, Paulo roberto Pinto, o Carioca, no entanto, o ajuizamento de recurso deixará Castro por mais tempo no mandato.

O trâmite após a decisão do TSE seria o de comunicar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão da cassação do diploma de Beto Castro. Depois de comunicado, seria o TRE que determinaria a Câmara Municipal de São Luís a dá posse ao suplente de Castro, Carioca.

No entanto, como ainda cabe recurso – embargos de declaração – a decisão de empossar o suplente fica suspensa até que os ministros analisem a ação do vereador. Como não há prazos definidos para o julgamento do recurso, também fica indefinida a posse ou não de Carioca.

Cassação – Por seis votos contra um, o TSE cassou o mandato do vereador de São Luís Beto Castro. Ele foi acusado por o Carioca de usar duas identidades com nomes diferentes na eleição municipal de 2012, a de Werbeth Macedo Castro e Werbeth Machado Castro.

O relator do recurso, ministro Gilmar Mendes, já havia votado anteriormente no sentido de manter o vereador no cargo. O ministro Dias Toffoli pediu vista e, ao apresentar o, decidiu por cassar o vereador. De acordo com o ministro, a existência de duas identidades é um fato grave e justifica a cassação.

Mais

Em setembro de 2013, Beto Castro chegou a ter o mandato cassado pelo TRE. Mas o vereador obteve uma liminar que assegurava sua permanência na Câmara. Em dezembro do mesmo ano o tribunal decidiu novamente cassar o mandato do vereador. Em março de 2014, os membros do TRE julgaram o recurso da defesa e reconduziram Beto Castro à Câmara dos Vereadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.