Criminalidade

São Luís teve média de dois assaltos a ônibus por dia no mês de abril

Com o destacamento de uma unidade da Polícia Militar específica para atender a este tipo de ação, os criminosos deixaram as grandes avenidas, onde ocorrem as blitze, e passaram a agir nos bairros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

No início de abril, a Polícia Militar (PM) criou o Batalhão Tiradentes, uni­dade responsável por atuar especificamente no combate a assaltos em coletivos da Região Metropolitana de São Luís. No entanto, o total de assaltos a ônibus no mês de abril foi maior do que o registrado em março. De acordo com levantamento do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Maranhão (Sttrema), foram 60 assaltos em abril e 53 em março. Segundo o sindicato, com as ações da polícia nas principais avenidas da cidade, aumentou o número de ocorrências no interior dos bairros da região metropolitana.
Ontem, a entidade e a PM se reuniram em busca de uma solução para o problema.

O Batalhão Tiradentes entrou em operação dia 4 de abril e apenas nos primeiros 15 dias mais de 1.500 ônibus e 15 mil pessoas fo­ram abordados em São Luís. Armas brancas e de fogo e drogas também foram apreendidas durante as atividades. “Com mais policiamento nas grandes avenidas da capital, os criminosos passaram a atuar com mais frequência nas ruas internas dos bairros”, frisou Isaias Castelo Branco, presidente do Sttrema.

Nos bairros
O detalhamento dos assaltos a coletivos no mês de abril, feito pelo sindicato, mostra que, de cada cin­co ações criminosas, uma aconteceu quando o coletivo trafegava pelas ruas do bairro a que a linha assaltada atende. A última ocorrência deste tipo foi no dia 30 de abril, quando um ônibus da linha Cajueiro foi assaltado em uma das ruas da Vila Maranhão, por onde faz itinerário. No dia anterior, um coletivo da linha Alto da Esperança foi abordado por criminosos na Avenida Principal da Vila Mauro Fecury.

LEIA TAMBÉM:

Assaltos a ônibus em março mais que dobraram em São Luís no comparativo com fevereiro
Raio-X de assaltos a ônibus traz local e dia preferidos por bandos
São Luís já teve 500 assaltos a ônibus este ano


Outros três assaltos aconteceram quando o ônibus chegou ao ponto final da linha. Foi o caso das linhas Vila Itamar - abordado nas proximidades do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado -, Parque Jair e Bom Jardim, cujo ponto final fica em Paço do Lumiar, município da região metropolitana. Também aconteceram assaltos nos bairros Tibiri, Pirapora, Anjo da Guarda, Vila Embratel e Cidade Operária.

No Tibiri, foram duas ações do tipo. Na primeira delas, registrada dia 3 de abril, um assaltante entrou no veículo e apontou uma arma para o motorista, para que outros seis criminosos embarcassem. O assalto aconteceu na praça do bairro. Dias depois, 7 de abril, outro assalto ocorreu no mesmo ponto. A ação foi semelhante, mas desta vez quatro assaltantes entraram no coletivo após o motorista ser rendido. “Nessas ações, além de pertences dos passageiros, é levada toda a renda do coletivo”, informou Isaias Castelo Branco.

Reunião
O assunto foi discutido ontem em uma reunião entre o Sttrema e a PM. A reunião aconteceu no gabinete do comandante geral da PM, coronel José Frederico Gomes Pereira, que convocou o sindicato para traçar novas estratégias de combate a assaltos a ônibus na Região Metropolitana de São Luís.

“Precisamos ampliar nossas abordagens. Por isso, temos de saber do sindicato quais são os principais pontos de assaltos, para que a polícia possa agir com mais precisão”, afirmou o coronel Pereira.

O comandante geral da PM disse ainda que muitos dos assaltos são cometidos por menores, que acabam sendo liberados após a ação policial. “Para que esses criminosos parem de agir, é preciso que eles saiam de circulação, permanecendo presos, o que nem sem­pre acontece, já que eles acabam sendo liberados por alguma medida judicial, voltando a cometer crimes”, disse.

Números
66 assaltos
a ônibus em janeiro de 2016
21 assaltos a ônibus em fevereiro de 2016
53 assaltos a ônibus em março de 2016
60 assaltos a ônibus em abril de 2016
200 assaltos a ônibus nos quatro primeiros meses do ano
662 assaltos a ônibus no ano de 2015
366 assaltos a ônibus no ano de 2014

SAIBA MAIS

Assaltos em maio
No mês de maio, já ocorreram três assaltos a ônibus nas áreas Itaqui-Bacanga e Centro. Este ano, já foram 203 ocorrências, o que corresponde a 30% do total de roubos durante todo o ano de 2015, no qual houve um aumento de 80% em comparação a 2014. Os primeiros quatro meses de 2016 somaram mais assaltos que nos primeiros quadrimestres de 2015 e 2014. Janeiro foi o mês com mais registros, seguido de abril. Fevereiro aparece com menor número de registros, 21.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.