Polêmica

Repórter é hostilizado e expulso de Terminal de Integração de São Luís

Danilo Quixaba, da Mirante AM, criticou a atuação dos seguranças; Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís emitiu nota de repúdio

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Caso ocorreu no Terminal de Integração Cohab/Cohatrac
Caso ocorreu no Terminal de Integração Cohab/Cohatrac (terminal cohab)

SÃO LUÍS - O repórter da Mirante AM, Danilo Quixaba, foi hostilizado e expulso do Terminal de Integração da Cohab/Cohatrac na manhã de terça-feira (3). O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís (Sinjor/SLZ) emitiu, nesta quarta-feira (4), nota de repúdio.

Quixaba estava no terminal fazendo uma enquete sobre a suspensão do WhatsApp. Durante a transmissão ao vivo para a rádio, dois seguranças tentaram interromper o trabalho do repórter, que entrou no local como um usuário comum: pagando passagem.

"Na terceira entrevista rápida feita, dois brutamontes tentam me parar. Sem jeito, pergunto se havia acontecido algo. Da maneira mais indelicada possível, ainda ao vivo, me dizem que não poderia de jeito nenhum gravar matérias por lá. E que, mesmo pagando minha passagem, um Terminal de Integração não seria um ambiente público e de livre circulação", relatou. Após tentar argumentar, alegando que o local era público e que a reportagem não tinha teor de denúncia, ele foi expulso do local.

Ele ainda afirmou ter sido seguido após sair do terminal e criticou a atuação dos seguranças. "Fora a grosseria, me surpreende o anacronismo absurdo da gestão pública com relação aos direitos mínimos da autonomia do cidadão, que vem, principalmente, de ordens burocráticas aleatórias e inexplicáveis das maiores instâncias", disse.

A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), por meio de nota, lamentou o episódio e esclareceu que a ocorrência representa uma postura profissional isolada, que não condiz com a política de comunicação executada pela gestão. A Secom informou ainda que mantém uma postura de respeito, cordialidade e diálogo com todos os profissionais de jornalismo de São Luís, pautada na transparência, no respeito à liberdade de imprensa e no dever público de divulgar informações de interesse da sociedade.

Repúdio

Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís se solidarizou com o repórter. Leia abaixo, na íntegra, a nota de repúdio emitida pela entidade.

Através desta, vimos nos solidarizar ao repórter Danilo Quixaba, do Sistema Mirante de Comunicação, que teve o seu trabalho prejudicado por funcionários do Terminal de Transporte Coletivo Urbano, da Cohab, no momento em que ali realizava uma enquete, matéria que nada tinha a ver com as atividades operacionais daquele terminal, sendo, inexplicavelmente, hostilizado por seguranças daquele organismo público, a ponto de ser escoltado até à parte exterior do terminal, de forma grosseira e acintosa, Repudiamos tal atitude tanto dos dois executores quanto dos mandantes, que assim agem para cercear o trabalho da imprensa, atitude duvidosa que nos causa expectativas e desconfiança.

Douglas Cunha
Presidente do Sinjor/SLZ

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.