Ações

Municípios maranhenses participam de capacitação do Selo Unicef

No Maranhão, 112 municípios estão ativos nesta edição do Selo Unicef, iniciada em 2013 e que irá terminar neste ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Acontece até hoje a última capacitação do Selo Unicef em São Luís. Cerca de 50 municípios participam da ação. Os municípios que obtiverem comprovações de reduções das desigualdades sociais e que melhorarem, principalmente, na saúde, educação e assistência social, irão receber o reconhecimento internacional do Unicef ao fim do Selo.

A coordenadora do Unicef regional, Eliana Almeida, ressalta que a capacitação é a última do ciclo que se iniciou em 2013. A ideia é informar para os municípios como eles irão organizar o II Fórum Comunitário, que é o evento que envolve as pessoas da cidade para avaliarem a execução das políticas públicas para a infância e adolescência

Além disso, aproveita-se a mobilização dos articuladores municipais e presidentes dos conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente nos dois dias para discutir diversos temas. Entre elas, a importância de prevenção do zika vírus e combate ao Aedes aegypti.

Nesse momento, eles podem ainda tirar dúvidas sobre o Sistema de Monitoramento, Orientação e Acompanhamento (Soma) e sobre o curso de aperfeiçoamento de Planejamento e Gestão do Plano Municipal de Ação do projeto Selo Unicef.

Selo

Eliana Almeida explica ainda que o Selo Unicef busca estimular e reconhecer mudanças concretas e positivas na vida dos meninos e meninas nos municípios da região. A iniciativa é realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com os governos estaduais, a Escola de Formação de Governantes do Maranhão (EFG-MA), e parceiros da iniciativa privada.

A partir das capacitações, várias ações estão sendo desenvolvidas de forma articulada pelos municípios. Aqueles que conseguirem, ao final de quatro anos, mudarem alguns indicadores relacionados ao público infanto-juvenil ganharão o Selo.

Clemilton Barros, articulador do Selo Unicef em Urbano Santos, a 262 quilômetros de São Luís, conta que a cidade já vem desenvolvendo diversas ações com o programa e algumas já apresentam resultados notáveis. “O selo tem contribuído bastante para o desenvolvimento das políticas voltadas para a criança e o adolescente. Temos empenhado todos os esforços para realizar as ações que foram proposta para garantir os direitos a esse público e garantir a certificação do selo, que vai coroar o trabalho que está sendo feito”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.