Pendência eleitoral

Cidadãos têm até hoje para regularizar título de eleitor

Em apenas dois dias, mais de quatro mil pessoas foram atendidas no Fórum Astolfo Serra, na Avenida Senador Vitorino Freire, no bairro Areinha, para tentar regularizar sua situação na Justiça Eleitoral; ontem, 1.985 pessoas foram atendidas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Os cidadãos de São Luís têm até hoje para se regularizar na Justiça, quanto às pendências eleitorais oriundas de pleitos anteriores a 2014. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em apenas dois dias, mais de quatro mil pessoas foram atendidas no Fórum Astolfo Serra, na Avenida Senador Vitorino Freire (Areinha). Até fevereiro deste ano, 90 mil pessoas estavam com pendências na Justiça Eleitoral, em São Luís.

Além da emissão do primeiro Título de Eleitor, a Justiça também efetua somente até hoje a regularização de pessoas que não realizaram o cadastro biométrico. Eleitores que não compareceram às seções nas três últimas eleições e não justificaram sua ausência também devem comparecer até hoje ao TRE.

Filas
Por causa do fim do prazo para regularização, conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral, muitas pessoas compareceram desde as primeiras horas do dia de ontem, no Fórum Astolfo Serra. Algumas chegaram ao local às 4h e esperaram até a abertura dos portões, que aconteceu por volta das 8h.

À tarde, a procura pelos serviços permaneceu grande. Alguns eleitores precisaram se ausentar do trabalho para estar no local. “Tive de faltar serviço hoje [ontem] para estar aqui. Nem sei que horas sairei daqui”, disse Francisca Lopes, moradora do João Paulo, que chegou ao fórum às 7h e até as 15h ainda não havia sido atendida.

Vale lembrar que este prazo, que se encerrará hoje, é improrrogável. Portanto, quem não efetuou a regularização deverá arcar com as sanções previstas na legislação” Gilson Borges, diretor-geral do TRE

Para facilitar o acesso de usuários ao serviço, algumas comunidades organizaram caravanas ao fórum. A Associação dos Moradores da Cidade Olímpica, por exemplo, encaminhou 52 eleitores. “Foi uma forma de a gente melhorar a vida do cidadão que mora por lá, até porque a associação é cobrada nesse sentido”, disse um dos responsáveis pelo atendimento na Associação da Cidade Olímpica, Orlando Brito.

Por causa da grande demanda de pessoas, funcionários do TRE distribuíram – por volta das 15h30 de ontem – senhas para atendimento. Até o início da noite de ontem, os serviços voltados ao público ainda permaneciam com demanda no Fórum Astolfo Serra. “Vale lembrar que este prazo que se encerrará hoje [amanhã] é improrrogável. Portanto, quem não efetuou a regularização deverá arcar com as sanções previstas na legislação”, disse o diretor-geral do TRE, Gilson Borges.
Somente ontem, foram realizados 1.985 atendimentos, dos quais 854 foram alistamentos, 573 transferências e 558 revisões de títulos de eleitor

Pendências
Entre os prejuízos para quem permanecer com pendências no cadastro eleitoral após o dia de hoje estão: impedimento para emissão de passaportes e impossibilidade de tomar posse em concurso público e de obter empréstimos em bancos.

Além do Fórum Eleitoral Astolfo Serra, ainda de acordo com o TRE, estão previstos atendimentos no CSU da Cohab (Av. 13, IV Conjunto, Cohab Anil), além dos Vivas do João Paulo (localizada na Rua Riachuelo, no bairro) e Jaracati (na parte interna do Jaracati Shopping, na Avenida Carlos Cunha, em São Luís).

Documentos necessários para a regularização eleitoral

  • Documento de identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Motorista ou Certidão de Casamento);
  • Comprovante de Residência;
  • Título de Eleitor;
  • Comprovantes de votação;

    Fonte: Tribunal Regional Eleitoral
Números
3 mil
foi a quantidade de pessoas atendidas no Fórum Astolfo Serra
150 dias é o prazo anterior das eleições que a Justiça Eleitoral deve fechar o cadastro de eleitores

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.