Risco

63 animais de médio e grande porte foram apreendidos este ano

Números somam ações realizadas de janeiro a abril; além do disciplinamento do uso do solo, a Blitz Urbana atua fiscalizando a presença de animais do tipo em áreas urbanas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Um total de 63 animais de médio e grande porte foi apreendido nas ruas de São Luís pela Blitz Urbana entre janeiro e abril. Cavalos, jumentos e bois são soltos pelos seus donos em determinados horários do dia e vagam pelas ruas causando, principalmente, riscos no trânsito.

Segundo Antônio Duarte, diretor da Blitz Urbana, o órgão atua em cinco áreas: comércio informal, engenho publicitário, obras, liberação de eventos e apreensão de grandes animais. Dessas, a última é a mais complexa por envolver diretamente um ser vivo e pela questão social, considerando que a maior parte desses animais é fonte de sustento para o dono e sua família.

Apesar de todas as questões, os riscos são grandes e as ações não podem deixar de ser executadas. São duas equipes e um boiadeiro trabalhando na cidade fazendo o recolhimento de porcos, cavalos, jumentos, bovinos, caprinos e ovinos. “O código que rege o disciplinamento da cidade veta a presença de animais em algumas áreas. Por isso eles são recolhidos”, disse o diretor.

Procedimento
Antônio Duarte explica que os proprietários são notificados, os animais recolhidos ao estábulo que fica na área do campus Paulo VI da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o dono tem 15 dias para apresentar defesa, pagar multa e retirar o animal do local.

Ainda de acordo com ele, cerca de 70% dos animais recolhidos são reclamados e entregues aos donos. O restante é doado para pessoas cadastradas junto ao ór­gão para serem levados à zona rural ou outros municípios. “Geralmente, nós temos um escoamento grande para a região da Baixada e para Santa Rita. Na zona rural, também doamos para pequenos produtores”, pontuou.

Além dos animais recolhidos das ruas, a Blitz também atua a partir de denúncias. Criações de porcos, caprinos e ovinos são comuns em áreas próximas a feiras segundo Antônio Duarte. Atualmente, são 28 processos do tipo abertos junto à Blitz Urbana. Nesses casos, o proprietário é notificado e orientado a retirar os animais ou abatê-los para vender.

SAIBA MAIS

As áreas em que mais ocorrem recolhimentos de animais são o Coroadinho, Anjo da Guarda e São Francisco / Ilhinha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.