Exposição

Um olhar sobre a tradição

Exposição “O Divino e seus devotos – tempo de celebrar”, do fotógrafo Charlles Eduardo, será aberta amanhã, às 8h, no Terminal Hidroviário de Alcântara, e lá permanecerá até o dia 16, coincidindo com a tradicional Festa do Divino Espírito Santo 2016

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Uma das fotografias de Charlles Eduardo que compõem a mostra
Uma das fotografias de Charlles Eduardo que compõem a mostra (DIVINO03051601H)

“O Divino e seus devotos – tempo de celebrar” é o título da exposição fotográfica do maranhense Charlles Eduardo, a ser aberta amanhã, às 8h, no Terminal Hidroviário de Alcântara. São 35 trabalhos que revelam momentos marcantes da tradicional Festa do Divino Espírito Santo. A exposição, que coincide com a realização do festejo, ficará disponível ao público até o dia 16 de maio. A Festa do Divino Espírito Santo 2016 terá início às 9h, com o levantamento da bandeira, na casa da Imperatriz. Ao fim da tarde, às 17h, será levantado o mastro, no Pelourinho.

As fotografias de Charlles Eduardo mostram a exuberância da manifestação cultural da comunidade de Alcântara que, por meio do culto ao divino, reverencia uma historia que começou em Portugal no século XIII. O fotógrafo produziu o material em duas edições do festejo e colecionou mais de 500 imagens. São passagens do ritual eda devoção de um povo apaixonado pela tradição.

Admiração –

A ideia de Charles Eduardo revela a sua admiração pela festa religiosa, que começou a acompanhar quando de seu alistamento na aeronáutica, na Base Aérea de Alcântara. A primeira vez foi como curioso, mas depois passou a ir como fotógrafo profissional. “Foi aí que tive a idéia de colher material para registrar os momentos desse ritual que considero bastante interessante e sem igual. Procurei retratar as pessoas, objetos, os pontos altos do festejo, as passagens de coroas, entre outros elementos. Agora, todos podem ver o resultado, e agradeço à prefeitura de Alcântara e ao Foto Sombra porterem me ajudado na realização desse projeto”, destacou Charlles Eduardo, que pensa também em documentar o trabalho em livro.

O fotojornalista Charlles Eduardo Ramos de Lima é um apaixonado pelo mundo fotográfico, no qual entrou em 2010, onde iniciou um curso com o professor Roberto Sobrinho no Centro de Criatividade Odílio Costa, filho, começando, logo em seguida, a trabalhar na Revista Maranhão Turismo, clicando as potencialidades turísticas e culturais do Maranhão. Por meio da revista,seu trabalho circula pelo mundo, pois a publicação é distribuída em várias feiras de turismo nacionais e em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Brasília, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, entre outros. O fotógrafo tem apreciação por documentar natureza, manifestações culturais, eventos sociais e o cotidiano das pessoas.

Serviço

O quê

Exposição “O Divino e seus devotos – tempo de celebra”, do fotógrafo Charlles Eduardo

Quando

De amanhã até o dia 16 de maio

Onde

Terminal Hidroviário de Alcântara

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.