Assembleia Legislativa

IBGE quer implantar na Grande São Luís modelo territorial da Bahia

Por causa da indefinição, nenhum prefeito assume a responsabilidade por regiões como Parque Vitória, Jardim Turu, Alto do Turu e adjacências

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Bairros da Região Metropolitana sofrem com falta de infraestrutura
Bairros da Região Metropolitana sofrem com falta de infraestrutura (ÔNIBUS ALTO DO TURU )

SÃO LUÍS - Representantes da Divisão Territorial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dos Estudos Ambientais e Cartográficos do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) se reuniram com deputados nesta terça-feira (3) na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) para discutir as problemáticas dos limites territoriais dos municípios maranhenses.

Durante a reunião, o gerente nacional do IBGE, José Henrique da Silva, apresentou um modelo aplicado na Bahia, que delimitou os limites territoriais daquele estado, que ocupava o primeiro lugar na problemática de demarcação dos limites dos municípios. O projeto tem como base o apoio do Legislativo, Executivo Estadual e IBGE, por meio de um convênio, dando maior eficiência e agilidade ao processo.

“Essa é uma questão extremamente confusa. Apresentamos o trabalho que realizamos na Bahia e que pode ser implantado no Maranhão. Já temos um convênio há algum tempo com o Executivo através do IMESC, mas precisamos avançar para que seja feito também um convênio com o Legislativo, para dar um suporte político ao projeto”, explicou Silva.

O deputado Adriano Sarney (PV), presidente da Comissão de Assuntos Municipais da AL, destacou que esse é um problema que existe em quase todos os municípios do Maranhão e que o Legislativo dará total suporte para trazer o modelo que já foi implantado na Bahia para o Maranhão. “Queremos trazer esse modelo de parceria, pois temos problemas em quase todos os municípios do estado. A intenção é que façamos esse convênio para que possamos resolver esse problema”, assinalou.

Humberto Coutinho, presidente da Alema, ressaltou o compromisso da Casa em apoiar essa parceria. “Nós sabemos que os municípios maranhenses têm problemas fronteiriços. A Assembleia vai dar total apoio nessa discussão, para que juntos possamos definir esses limites territoriais”, garantiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.