Greve?

Trabalhadores do Porto do Itaqui podem paralisar atividades

Operários que atuam no complexo portuário estão reunidos hoje para decidir se iniciam a primeira greve na história do Porto do Itaqui

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Trabalhadores estão reunidos para decidir sobre greve
Trabalhadores estão reunidos para decidir sobre greve

O trabalhadores que atuam no Porto do Itaqui podem paralisar suas atividades a partir desta semana. Neste momento, eles estão reunidos com o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, para discutir a situação dos trabalhadores e decidir se iniciam a primeira greve na história do Porto do Itaqui.

Desde sexta-feira (29), os operários que atuam na área do complexo portuários estão se mobilizando contra empresas como Suzano, Eneva, VLI e no próprio Tegram, que não estariam utilizando mão-de-obra adequadamente. Eles reclamam das péssimas condições de trabalho e de exploração das atividades. No sábado (30), os trabalhadores de reuniram para organizar uma paralisação inédita no Porto do Itaqui.

Em nota assinada pelo Sindicato dos Estivadores, Sindicato dos Arrumadores e Sindicato dos Conferentes, eles definiram o Dia do Trabalhador como um dia de luto. "Nesta data tão emblemática o trabalhador portuário somente pode lamentar, ao invés de comemorar! Primeiramente, o Ogmo (Órgão de Gestão de Mão de Obra), o qual foi instituído na extinta Lei 8.630 e regulado pela atual lei 12.815, que prevê a proteção, está descumprindo claramente sua obrigação, ao qual estabelece as leis, para ficar e tomar partido ao lado do patronal", destaca a nota.

Segundo a nota dos sindicatos, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) é conivente com todas as irregularidades cometidas contra os trabalhadores, pois tem a função de cumprir e fazer cumprir a lei.

Entrada do Porto do Itaqui
Entrada do Porto do Itaqui

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.