Bloqueio do WhatsApp

TJ-MA opta por aplicativo alternativo e escapa de bloqueio

Servidores do tribunal utilizam, por decisão da diretoria de informática, a ferramenta Telegram e não sofrem com bloqueio do WhatsApp

O Estado Online, com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
O aplicativo Telegram é a ferramenta utilizada pelos servidores do TJ-MA
O aplicativo Telegram é a ferramenta utilizada pelos servidores do TJ-MA (FOTO TELEGRAM )

SÃO LUÍS – Mesmo com o bloqueio do WhatsApp nesta segunda-feira (2), por uma decisão judicial, o Tribunal de Justiça do Maranhão não ficará sem comunicação entre seus servidores. É que, mesmo antes da decisão de um juiz de Sergipe, a Diretoria de Informática e Automação do tribunal definiu o aplicativo Telegram como a ferramenta mais adequada, passando a ser o comunicador instantâneo padrão entre magistrados e servidores do Judiciário maranhense.

Com a ideia de otimização de recursos, ao invés de desenvolver um “chat” próprio do TJMA, que demandaria tempo e custos, a Diretoria de Informática optou pela utilização do mensageiro multiplataforma, gratuito e que oferece mais segurança nas trocas de mensagens que os demais aplicativos.

“O Telegram é um aplicativo semelhante a outros bastante utilizados pelos usuários de smartphones, mas que tem a característica multiplataforma, podendo ser utilizado pelo usuário em tablets, desktops e outros aparelhos, independentemente do seu celular estar ligado ou não e com usuário único”, explica o diretor de Informática, Paulo Rocha Neto.

O aplicativo é gratuito e está presente em todas as plataformas, oferecendo uma identidade única ao usuário – ele cria um nome de usuário (@nomedeusuario) que pode ser utilizado entre os contatos para identificação. Focado na segurança e privacidade, tem suas mensagens de texto criptografadas e opcionalmente autodestrutivas – nos chamados “chats secretos”. Os usuários podem enviar fotos, vídeos e documentos (todos os tipos de arquivos suportados), e os grupos no Telegram têm limite de 200 usuários.

Ele está disponível para diversos dispositivos, smartphones, tablets e computadores desktops, nos sistemas Android, iOS, Windows Phone, Windows, OS X e Linux, além de sua versão web.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.