Celebração

Dia do Trabalhador é marcado por programação variada

Eventos de lazer como a Corrida Sesi do Trabalhador, prestação de serviços de saúde e a realização de atos públicos reivindicando melhoria nas condições de trabalho ocorreram durante o domingo na capital maranhense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Francinalva Santana Dutra venceu a  Corrida Sesi do  Trabalhador
Francinalva Santana Dutra venceu a Corrida Sesi do Trabalhador (Corrida do Trabalhador)

Em São Luís, o Dia do Trabalho foi comemorado de diferentes formas. Além dos tradicionais eventos que já se firmaram no calendário da cidade, a data também contou com atos públicos e prestação de serviços gratuitos a algumas comunidades.

As comemorações começaram às 7h com a Festa do Trabalhador, promovida pelo sistema Fiema e Sesi, com o apoio da TV Mirante. Centenas de pessoas participaram da 13ª edição da Corrida Sesi do Trabalhador e dos torneios esportivos que fazem parte da programação.

Ainda durante a manhã, houve celebrações diversificadas na Avenida Litorânea e na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab. Já durante a tarde, foi realizada a Caminhada do Trabalhador, na área Itaqui-Bacanga.

Competição

A Corrida Sesi do Trabalhador contou com os percursos de 10km (para trabalhadores da indústria e comunidade) e 5km (para trabalhadores da indústria, comunidade, idosos e pessoas com deficiência). Foram 800 participantes e três premiados em cada categoria.

Francinalva Santana Dutra foi uma das participantes que competiu na categoria Pessoas com Deficiência. Ela utiliza cadeira de rodas há quatro anos e há dois decidiu competir em corridas. Ontem, ela ganhou o primeiro lugar na categoria. “Essa foi a primeira corrida do Sesi que participei. É uma superação estar competindo e ainda ganhar. É um incentivo para todos nós que usamos cadeira”, disse.

Quem também participou da corrida foi o aposentado Wilson Privado, de 85 anos. Ele começou a correr aos 70 anos, depois de sofrer um infarto e já é conhecido por participar de competições do tipo na cidade. “Espero correr até os 90 anos. Tenho disposição e gosto de ver o povo correndo. Quando comecei a participar eram apenas homens e muito pouco. Fico feliz em ver uma prova dessa com muita gente participando”, contou o aposentado que esbanja disposição.

Segundo a superintendente Regional da entidade, Roseli Ramos, a proposta da Festa do Trabalhador é incentivar o trabalhador e a comunidade em geral a valorizar mais a saúde. “Temos um dia de festa com o principal objetivo de apoiar o trabalhador para que ele tenha uma melhor saúde, fazendo com que o nosso organismo produza mais vida”, afirmou.

Além da corrida, houve ainda o Torneio SESI do Trabalhador, com jogos nas modalidades de futebol society, futevôlei, futsal, tênis de quadra e xadrez. Serviços gratuitos também foram ofertados aos participantes pelos parceiros da organização do evento. Um deles foi a avaliação antropométrica e orientação nutricional.

Ato

Já para os servidores do Poder Judiciário no Maranhão, o Dia do Trabalho foi de manifestação em defesa do funcionalismo público. Representantes e membros de diversos sindicatos da categoria se concentraram na Avenida Litorânea para chamar a atenção das pessoas que passavam pelo local para essa causa.

O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (SINDJUS-MA) e os servidores do Poder Judiciário organizaram o ato em defesa da garantia da reposição constitucional e anual das perdas inflacionárias, valorização dos servidores admitidos por concurso público, redução dos cargos comissionados, democratização da justiça e a eleição direta para presidentes dos tribunais.

Márcio Luís Souza, vice-presidente do sindicato, destacou que o momento atual é de retirada de direitos. Por isso a realização de um ato. “A gente queria muito estar comemorando essa data com notícias felizes sobre a valorização do servidor. Mas não é o que está acontecendo. O nosso quadro é de retirada de direitos. No ano passado, fizemos uma greve de dois meses e não conseguimos a reposição inflacionária. Neste ano está acontecendo o mesmo. Estamos aqui reunidos reivindicando melhores condições de trabalho e respeito aos nossos direitos nesse que é um dia de luta”, disse.

Caminhada

Neste ano, a área Itaqui-Bacanga não contou com a tradicional Romaria do Trabalhador. As três paróquias da área que são responsáveis pelo evento (Nossa Senhora da Penha, São José Operário e São Daniel Comboni) decidiram promover atividades independentes. Essa última promoveu a Caminhada do Trabalhador.

Luziano Campos, um dos organizadores da caminhada, explicou que o evento teve como objetivo chamar a atenção para os diversos problemas que a comunidade enfrenta. “Sofremos com falta de empregos, dificuldades na saúde e educação e vários outros problemas. Queremos dizer ao poder público que essa paróquia cobra melhorias para a sua população”, justificou.

A caminhada partiu da Vila Dom Luís e seguiu até a Vila Embratel. Durante o percurso, foram lembrados alguns pontos dentro do tema central: “Casa comum, nossa responsabilidade”, o mesmo da campanha da fraternidade.

Serviços

No Largo da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Cohab-Anil, houve a celebração de uma missa em ação de graças pelo Dia do Trabalho e uma programação especial pela data com a prestação de serviços à comunidade como serviços em saúde e orientação ao consumidor pelo PROCON-MA. A programação contou ainda com show musicais e um almoço.

Saiba mais

O Dia do Trabalho é celebrado anualmente no dia 1º de maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal, em Angola, em Moçambique e em outros países. No calendário litúrgico, celebra-se a memória de São José Operário por tratar-se do santo padroeiro dos trabalhadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.