Justiça Eleitoral

Encerra quarta prazo para regularização do título eleitoral

No Maranhão, ainda existem cerca de 309 mil títulos cancelados e que ainda não foram regularizados faltando apenas três dias para fechamento do cadastro da Justiça Eleitoral

Carla Lima/O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
(Cadastramento de títulos no TRE)

Termina na próxima quarta-feira, 4, o prazo para que o eleitor regularize pendências com a Justiça Eleitoral e possa votar nas eleições municipais em outubro. No Maranhão, até semana passada, existiam cerca de 300 mil eleitores com títulos cancelados. Em São Luís, 90 mil. Para atender a demanda, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disponibilizou mais quatro postos de atendimento na capital.

O prazo também é o mesmo para quem precisa tirar o título pela primeira vez ou mudar de domicílio eleitoral. Depois dessa data, o eleitor não mais conseguirá fazer qualquer tipo de serviço relacionado ao título eleitoral, já que o sistema da Justiça Eleitoral somente volta a abrir o sistema após o término das eleições deste ano.

Os novos títulos e as trocas de domicílio eleitoral não são as maiores preocupações do TRE maranhense. Segundo dados do tribunal, os números relacionados a esses dois tipos de serviço estão dentro da média esperada. Até a sexta-feira, 29, já haviam sido feitos mais de 319 mil alistamentos (novos títulos) e mais de 190 mil transferências de domicílios.

Já o número de eleitores com títulos cancelados comparado com a quantidade que já regularizou é de assustar já que resta somente um dia para ajustar as pendências. Até semana passada, existiam ainda 330 mil eleitores em todo o Maranhão com o título cancelado. Desse total, 90 mil estão em São Luís.

Pelos dados do TRE, até sexta-feira, 29, ainda restava em todo o estado 309. 861 eleitores com pendências com a Justiça Eleitoral. Até a mesma data, contando todas as revisões eleitorais feita até então – inclui o recadastramento biométrico – foram feitas mais de 1 milhão de revisões. Só na biometria foram mais de 917 mil.

Para o presidente do TRE, desembargador Lourival Serejo, essa é uma situação corriqueira em ano eleitoral. Segundo ele, infelizmente, o brasileiro sempre deixa tudo para o último dia.

“Sabemos que todo ano eleitoral isso acontece: o eleitor só vai regularizar a situação próximo do fim do prazo e, por isso, formam-se filas e o atendimento se torna confuso e demorado. Mas nós do TRE nos planejamos para evitar esse tipo de problema disponibilizando quatro novos postos em São Luís”, afirmou.

Os novos quatro postos de atendimentos ficam no João Paulo, no Fórum Eleitoral (Madre Deus – 8h às 18h), CSU da Cohab (8h às 12h – 13h às 18h) e na unidade Viva do Shopping Jaracati (8h às 18h).

Após o cadastro eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá anunciar o total de eleitores aptos a vota em outubro deste ano. De acordo com o calendário da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, a divulgação do número oficial de somente ocorrerá no início do mês de julho.

Biometria – No Maranhão, a inclusão de eleitores no sistema biométrico é o maior responsável pela quantidade de títulos cancelados. Desde 2009 que o sistema vem sendo implantado no estado. Começaram por Raposa e Paço do Lumiar – municípios que precisavam de revisão eleitoral devido a indícios de fraudes – e para as eleições de 2016 eleitores de outros 42 municípios.

Até 2014, votaram com o sistema de identificação por meio da impressão digital eleitores de 15 municípios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.