Profissão

VLI comemora o Dia Nacional do Ferroviário

Data remete à inauguração, em 1854, da primeira linha ferroviária no país, e é um reconhecimento à profissão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Supervisora de Via Permanente, Miriam Oliveira, é responsável por trecho de 252 km da Norte Sul/Divulgação
Supervisora de Via Permanente, Miriam Oliveira, é responsável por trecho de 252 km da Norte Sul/Divulgação (Ferroviário)

A VLI presta homenagem aos profissionais ferroviários por ocasião do Dia Nacional do Ferroviário, comemorado neste sábado, 30. A companhia, especializada em operações logísticas, reúne, nos estados do Maranhão e Tocantins, controladores de trecho, maquinistas, trabalhadores administrativos e outros cargos, dedicados em garantir a plena operação dos 720 km da Ferrovia Norte Sul (FNS).
A supervisora de Via Permanente, Miriam Oliveira, é responsável pelo trecho de 252 km entre o município maranhense de Porto Franco e a cidade de Palmeirante, em Tocantins. Há 10 anos, ela – que de formação é engenheira aeronáutica - abriu mão do mercado de aviação para desbravar o Brasil pelos trilhos de um trem. A profissional já passou pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), também administrada pela VLI, onde trabalhou em Montes Claros (MG) e Paulínia (SP).
O que a fez trocar a atividade aérea pela ferrovia foi o desafio de um “trabalho dinâmico, aliado ao enorme orgulho de estar contribuindo para o crescimento do país”. Essa convicção de ser um agente transformador da realidade da logística brasileira é, segundo ela, muito incorporada na rotina do ferroviário. “Somos responsáveis pelo transporte de cargas para exportação, formamos composições com 3,2 km de vagões. São números grandiosos, proporcionais à nossa responsabilidade”, afirma Miriam Oliveira.
Mãe de três filhos, ela passa a semana junto com sua equipe garantindo a segurança operacional do trecho em que atua. Apaixonada pela profissão e por sua família, ela não descarta a possibilidade de que seus filhos se tornem também ferroviários: “quando o bichinho da ferrovia te pega é quase impossível mudar de profissão”, disse.
A capacidade de perpetuar a tradição ferroviária por gerações já começa a se tornar realidade para o inspetor de cargas Francisco Gilberto Benigno. Ferroviário desde 1989, sempre trabalhou em operação. Desde 2010 ele está no time da VLI, em Imperatriz (MA), no corredor Centro-Norte.
Francisco se identifica de tal maneira com a profissão de ferroviário que não consegue se imaginar em outra carreira. E é esse sentimento de realização que mais deseja para o filho, Gilberto Júnior, aluno da primeira turma do Programa Jovem Aprendiz da VLI na localidade.
Gilberto Júnior, depois de um ano em sala de aula, agora está vivenciando de perto o trabalho da ferrovia, no pátio da empresa. A expectativa de Francisco em encontrar o filho no mesmo ambiente de trabalho é muito grande. “Ele é meu primogênito e tenho muito orgulho em vê-lo seguindo o mesmo caminho que eu”, comemora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.