São Luís em rede

Grupo de WhatsApp auxilia na denúncia de crimes

Cerca de 50 moradores e policiais do 4º Distrito Policial fazem parte do “Vinhais Alerta”, em que trocam informações sobre ações criminosas no bairro; grupo surgiu por causa de assaltos a pessoas e residências

Jock Dean

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Cansados de viver reféns da criminalidade, vizinhos se uniram para diminuir a taxa de assaltos no bairro Vinhais, em São Luís. A forma encontrada pelos moradores foi um grupo no WhatsApp, em que controlam e compartilham tudo o que acontece pelas ruas do bairro. O grupo, que já conta com cerca de 50 pessoas, é formado por moradores do bairro e proximidades, sob a responsabilidade da Delegacia do Vinhais - 4º Distrito Policial (DP) - e tem como objetivo alertar os demais vizinhos sobre pessoas com atitudes suspeitas que estejam rondando ruas e casas.

A iniciativa aconteceu depois de vários assaltos no bairro, até então marcado pela tranquilidade. Os assaltos a transeuntes e a residências começaram a se tornar comuns e assustar os moradores. É o tipo de crime mais comum no bairro, segundo o 4º DP. Em uma das ações, uma dupla de criminosos invadiu a residência de um morador, que vive com os pais idosos. A mãe dele foi amarrada pelos bandidos, que também espancaram o proprietário do imóvel.

Auxílio
O grupo “Vinhais Alerta” foi criado recentemente, em 18 de abril. “Os vizinhos já trocavam muitas informações entre si, mas decidimos criar o grupo para ajudar a polícia a identificar e capturar suspeitos de crimes que estivessem agindo na área”, diz um dos administradores do grupo, que prefere manter sua identidade sob sigilo, por questões de segurança. Além de moradores do bairro, servidores da Delegacia do Vinhais também fa­zem parte do grupo.

Quando alguém faz o registro de uma ocorrência na delegacia, imediatamente os membros do grupo são avisados da ação, para a troca de mais informações que possam ajudar a localizar o autor do crime. “A disseminação rápida da informação é a grande vantagem do gru­po criado pelos moradores, além da maior quantidade de informações que a polícia recebe”, destaca o delegado Cláudio Mendes Pereira, da Delegacia do Vinhais.

Na primeira semana após a criação do grupo, já foram feitos dezenas de boletins de ocorrência (BOs) na delegacia, que deram origem a inquéritos policiais. “A maioria dos assaltos é feita por bandidos em motocicletas. Por isso, re­cebemos muitas fotos das placas desses veículos, além de fotos das motos, o que agiliza muito nosso trabalho, porque facilita a identificação dos suspeitos”, afir­ma o delegado.

Para garantir a segurança dos membros do grupo, novos participantes são adicionados após uma avaliação rigorosa. Na sexta-feira, um morador da Cohama - que tem algumas áreas do bairro também sob a responsabilidade do 4º DP - foi até a delegacia denunciar um assalto. Após o registro do BO, ele foi chamado em uma sala particular e informado da existência do grupo, do qual decidiu fazer parte. “O grupo comporta até 256 pessoas, mas não adicionamos todo mundo, para não corrermos o risco de colocar um espião. Estamos adicionando as pessoas aos poucos”, comenta o administrador.

Segundo ele, um dos objetivos do grupo é servir de exemplo para que moradores de outros bairros de São Luís também criem grupos para repassar informações para o distrito policial da região e coibir o crescimento da criminalida­de na área.

SAIBA MAIS

ByZu

A Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) lançou o aplicativo ByZu para o recebimento de denúncias anônimas de assaltantes, suspeitos de porte ilegal de arma de fogo, foragidos da Justiça na Região Metropolitana de São Luís. Por enquanto, apenas usuários que têm smartphones com o sistema operacional Android podem baixar o aplicativo em seus aparelhos.

Logo após instalar o aplicativo, o usuário escolhe a opção denunciar e, em seguida, faz a opção sobre qual tipo de crime pretende relatar (assaltantes, porte ilegal de armas, tráfico de drogas, foragidos ou outros crimes). Após a escolha, o usuário digita o local ou o ponto de referência da denúncia e um breve relato sobre essa situação. No final, ele clica em “enviar denúncia” e o registro é recebido na SPCC.

O aplicativo pode ser baixado por meio do link: https://play.google.com/store/apps/details? id=xdk.intel.deunuciapcma.ad.dev.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.