Chapada das Mesas

Chapada das Mesas: roteiro dos sonhos de todo turista

O Parque Nacional da Chapada das Mesas tem 160 mil hectares e é zona de união entre o Cerrado, a Amazônia e a Caatinga

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
O poço azul, em Riachão, é um dos passeios mais concorridos na lista de atividades turísticas do Parque da Chapada das Mesas
O poço azul, em Riachão, é um dos passeios mais concorridos na lista de atividades turísticas do Parque da Chapada das Mesas (O poço)

Carolina - O Parque Nacional da Chapadas das Mesas é hoje o roteiro de turistas do mundo todo. A taxa de ocupação dos hotéis e pousadas de Carolina, porta de entrada da Chapada das Mesas, é quase 100%. Na estação das chuvas (poucas), como agora, o volume de água nas cachoeiras aumenta e elas ficam ainda mais bonitas e brilhantes.

Com a divulgação do parque e suas belezas, como por exemplo o Globo Repórter, programa exibido no último dia 22, aumentou o fluxo de turistas fora da alta estação, segundo o guia de turismo Ilton Coelho Cunha. “Neste fim de semana, temos um grupo de turistas. Assim ocorreu durante a semana. Houve turistas todos os dias”, comentou o guia.

A Chapada das Mesas se tornou um parque em 2005, e é uma das mais novas reservas do país. Em seus 160 mil hectares, há florestas de buritizais, cânions, cavernas e cachoeiras, assim como árvores retorcidas e paredões de rochas de arenito, que escondem um paraíso que fascina turistas de todo o mundo. São mais de 80 cachoeiras e mais de 400 nascentes de águas cristalinas entre Riachão, Carolina e Estreito. A vegetação brota em lugares improváveis e a natureza se revela na água límpida e azul, da cor do céu.

O que o parque oferece impressiona, especialmente o roteiro ecoturístico. Para se ter uma ideia, somente em 2014, a região recebeu 80 mil turistas. O Parque Nacional da Chapada das Mesas localiza-se em uma região de importante valor para a manutenção da biodiversidade brasileira, uma vez que atua como ecótono (zona de união) entre três biomas: Cerrado, Amazônia e Caatinga, portanto, com potencial para abrigar altos níveis de riqueza e abundância de espécies da flora e fauna.

Cerrado

Cerrado encontrado na região da Chapada das Mesas é composto por um mosaico de formações vegetais, existindo desde áreas cobertas com vegetação rasteira com arbustos escassos (formações savânicas), até áreas cobertas com florestas de árvores relativamente altas com grande dossel (formações florestais).

A fauna existente dentro dos limites da área é bastante rica, todavia, a abundância tem diminuído de maneira significativa nas últimas décadas. Essa situação é ainda mais evidente em espécies comumente utilizadas como alimento pela população local. Estão desaparecendo: jacu-peba, ema, tatu-peba, seriema, guariba, jaó, caititu, codorna, iguana, teiú e preguiça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.