Aedes aegypti

Jovens do Maracanã farão mobilização contra mosquito

Ação será realizada na Vila Esperança, a partir das 8h, com o objetivo de conscientizar as pessoas para os riscos do lixo para a saúde

O Estadoma.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
(Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue)

Jovens do projeto Adolescentes da PCU no Controle Social realizará, amanhã (30), o Mutirão da Informação - O Lixo Pode Causar Doenças, na Vila Esperança, no bairro da área Maracanã. A ação, que será iniciada a partir das 8h, tem como objetivo principal conscientizar e informar as pessoas do território sobre o real risco que o mosquito oferece e quais as formas de prevenção.

Os jovens e a comunidade vão se reunir em frente à Associação de Moradores da Vila Esperança (Avenida Principal, ao lado do Posto de Saúde) em uma passeata que distribuirá panfletos, visitará os moradores, falará com as pessoas nas ruas e terá o acompanhamento de um carro de som. A atividade envolverá as unidades de Educação Básica (UEB) Haydêe Chaves – Vila Esperança, Mário Pereira – Vila Sarney, Major Augusto Mochel – Maracanã, além do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maracanã e toda a comunidade, que foi convocada através de panfletos, carro de som e divulgação eletrônica.

A ideia dos adolescentes do projeto é estimular conhecimento e reflexão de que o lixo pode ser um problema fácil de ser solucionado, mas isso só é possível se todos fizerem a sua parte. A realização do projeto é da Agência Matraca em parceria com o Unicef, por meio da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU).

Em uma primeira etapa, eles passaram por uma grande oficina de “Formação Cidadã para o Controle Social”, com noções sobre ética, direitos humanos, direito à informação, controle social, participação em espaços políticos de articulação, orçamento público, e também de ferramentas práticas e lúdicas para o exercício do controle social, como fotografia, vídeo e produção de rádio.

Após o Maracanã, as próximas mobilizações serão: Tibiri, que discutirá “Segurança e cidadania: o que eu penso sobre isso?” (dia 07/05, mesmo horário); e Vila Embratel, que debaterá o “Enfrentamento à Violência Sexual” (dia 14/07, mesmo horário).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.