Transplante

Hemomar incentiva doação de medula óssea

Brasil conta com milhões de cadastrados; mesmo assim, é difícil encontrar um doador por causa da incompatibilidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar) realiza desde ontem uma campanha de incentivo à doação de medula óssea na Faculdade Estácio São Luís. Palestras e coleta de sangue e posterior cadastro estão sendo feitas na instituição para desmistificar o transplante.

O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para diversas doenças em diferentes estágios. Ela é uma estrutura que fica dentro dos ossos do corpo, responsável pela produção das células do sangue e das células de defesa. Se há algum problema na fabricação dessas células, o indivíduo pode desenvolver leucemia, linfomas, anemias graves ou outras doenças do sangue.

O transplante é uma forma de tratamento que renova as células da medula óssea, que respondem pela produção dessas células. Mas não é tão fácil encontrar um doador. As chances de compatibilidade são pequenas.

Campanha
Quanto mais pessoas se colocarem à disposição, mais fácil fica encontrar um doador. Por isso, o Hemomar iniciou uma campanha para incentivar a doação de medula. A campanha conta com palestras, distribuição de panfletos, cadastro e coleta de sangue de novos doadores.

A assistente social do Hemomar Maria dos Anjos Costa explicou que a campanha já passou por outras instituições de ensino e deve seguir por outras. “O fato das pessoas estarem desinformadas sobre o que significa a medula óssea e como fazer parte do registro nacional dificulta um pouco o transplante. Por isso, estamos disseminando essas informações para que todos possam estar conscientes de que é algo simples e muito importante para quem está buscando um doador”, explicou.

Mônica Aragão, coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio, lembrou que não essa não é a primeira ação realizada em parceria com o Hemomar. “Esse é um tema que já faz parte do nosso calendário anual e, sempre que a Hemomar nos convida, temos uma grande satisfação em apoiar esses eventos. Temos um número grande de alunos que podem trabalhar esse tema também dentro de suas famílias e na sociedade em geral”, disse.

Caso você decida doar*

1. Você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).

2. Onde e quando doar

É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos hemocentros nos estados.

3. Como é feita a doação

Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais.

Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro.

Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.

Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

*Fonte: INCA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.