Cidadania

TRE lança projeto Voto Jovem em escola do Cohatrac

Ação visa conscientizar jovens sobre a importância do voto popular; na ocasião, foram feitas demonstrações sobre como efetuar o voto, por meio da urna eletrônica

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Em prol da cidadania, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) lançou, na tarde de ontem, mais uma edição do projeto Voto Jovem. O evento aconteceu no Centro de Ensino Barjonas Lobão, no bairro Cohatrac, em São Luís, e contou com a presença de membros do órgão responsável pela organização do pleito, no âmbito estadual, além de alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Durante os trabalhos, além de palestras e apresentações culturais (com o grupo Pão com Ovo), os estudantes participaram de demonstração técnica e prática, feita por servidores do TRE, com urnas eletrônicas.

Antes da demonstração, o presidente do TRE, desembargador Lourival Serejo, um dos idealizadores do projeto, fez um discurso com base na importância da iniciativa. Segundo ele, conscientizar, desde cedo, o jovem sobre os benefícios do voto é a melhor forma para se criar uma política construtiva na sociedade brasileira. “ É por meio do voto que o cidadão expõe sua vontade e opinião sobre as decisões políticas, tendo o poder de efetuar as trocas ou manutenções de cargo, conforme previsão legal”, disse.

Nas escolas

Ainda segundo ele, o projeto terá prosseguimento em outras escolas do estado. “ Por meio da parceria com a Seduc [Secretaria de Estado da Educação], o Tribunal desenvolve uma atividade de suma importância para a consolidação da democracia popular. É por meio da construção do pensamento consciente, desde cedo, que o TRE exerce o seu compromisso de contribuir para a formação e consolidação da sociedade”, frisou.

A diretora-geral do Centro de Ensino Barjonas Lobão, Veridiana dos Santos Pinheiro, destacou a ação do TRE. “ Estamos no segundo ano de parceria e, sem dúvida, com resultados positivos. Pelo que ouvimos dos jovens, a participação dos nossos estudantes no processo eleitoral este ano será ativa”, afirmou.

O estudante Jefferson Oliveira, de 17 anos, do CE Barjonas Lobão, fez elogios ao projeto do TRE. “ Serão as minhas primeiras eleições este ano e estou ansioso para participar e contribuir com a sociedade brasileira”, disse.

Mais

De acordo com o TRE do Maranhão, o objetivo do projeto Voto Jovem é promover a educação política e o conhecimento do funcionamento das urnas eletrônicas. Juizes eleitorais, de Direito, além de servidores da Justiça Eleitoral são responsáveis pela execução do projeto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.