Educação

Itapecuru-Mirim ganha biblioteca para quilombolas

Espaço comunitário foi inaugurado no dia 19, na comunidade Jaibara dos Nogueiras, pela Vale

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Ao som do grupo de capoeira Os Mandingueiros, a comunidade quilombola Jaibara dos Nogueiras, localizada em Itapecuru-Mirim, festejou, no último dia 19, a entrega de uma biblioteca comunitária com capacidade para atender cerca de mil pessoas que vivem no local. Com este investimento, a Vale busca incentivar ações de conhecimento e difusão da cultura quilombola e estimular a troca de saberes sobre as práticas culturais.

O evento de inauguração contou com a participação da escritora carioca Sônia Rosa, autora de 40 livros, entre coleções, prosas poéticas e infanto-juvenis. Sônia Rosa integra o projeto Rodas de Conversa, realizado pela Fundação Vale com o objetivo de contribuir para a ampliação do acesso, da capacidade e do interesse dos alunos da rede pública de ensino pela leitura, a partir da formação de professores, de encontros com autores e ilustradores e entrega de livros, bem como fortalecer os estudos sobre a cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas.

Na ocasião, Sônia doou algumas de suas obras para a biblioteca, entre elas o seu primeiro livro, "O Menino Nito", e "A Lenda do Timbó", que entrou, em 2008, para o White Ravens, catálogo com os melhores livros para crianças do mundo, segundo seleção da Internationale Jugendbibliothek, da Alemanha. "Estou extremamente honrada em fazer parte desse momento. Afinal, trabalho com a literatura infantil afro-brasileira e acredito que o livro é o melhor presente que uma criança pode ganhar", afirmou a escritora.

Comunidades
Ao todo, nove bibliotecas foram implantadas em comunidades quilombolas no Maranhão: Jaibara dos Nogueiras, em Itapecuru-Mirim; Vila Fé em Deus e Cariongo, em Santa Rita; Outeiro dos Nogueiras, Canta Galo e Pedrinhas (Clube de Mães), em Itapecuru-Mirim; Pedrinhas, Queluz e Carro Quebrado, em Anajatuba.

As bibliotecas foram estruturadas conforme o projeto de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e contam com acervo de livros didáticos e paradidáticos direcionados ao meio rural, cultura afro-brasileira, economia solidária, literatura brasileira, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.