Bom apetite

Recursos lúdicos auxiliam na alimentação saudável da criança

De acordo com nutricionista, um importante passo pode ser aplicar combinações harmônicas de cores, cortes, texturas e sabores às refeições da criança, tudo preservando o teor nutritivo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Nutricionista Carolina Sales exibe um dos pratos criados de forma lúdica
Nutricionista Carolina Sales exibe um dos pratos criados de forma lúdica (vida)

Proporcionar à criança uma alimentação saudável muitas vezes torna-se um desafio maior ainda quando não se sabe de que forma chamar a atenção dela. Aí é que são exigidas as habilidades dos pais em utilizar recursos lúdicos que atraiam seus filhos a se alimentarem regularmente.

De acordo com a nutricionista na escola Vila das Letras, Carolina Sales, é possível preparar refeições de modo a despertar o apetite da criança, sem deixar de lado pratos nutritivos e equilibrados. Um importante passo pode ser aplicar combinações harmônicas de cores, cortes, texturas e sabores.

Algumas sugestões podem ser variar a apresentação do “cardápio”, com pratos coloridos e usar a criatividade - até mesmo para, quem sabe, decorar a comida. Vale a pena investir sua criatividade em, por exemplo, um sanduíche de pão integral com cenoura, alface, tomate etc, que imite a cara de um animal (como um rato ou gato), a imagem de uma casa, rosto.

Outra boa ideia é servir frutas em espetos, cortadas em formatos sugestivos, como de coração, lua, estrelas, flores e outros.
É mais eficaz ensinar uma criança a comer beterraba, por exemplo, em preparações coloridas e atraentes do que tentar disfarçá-la.

Pratos muito cheios também não são estimulantes. Claro que ornamentar refeições é trabalhoso e leva tempo, mas pode ser feito esporadicamente, como nos finais de semana ou ocasiões especiais, oportunidades em que podem ser inseridos alimentos menos comuns da dieta da criança. Quem acha que não conseguiria pôr tantas ideias na prática, pode optar pela ajuda de um nutricionista especializado no trabalho com crianças. “Fazer com que o filho coma refeições saudáveis e equilibradas traz benefícios óbvios, imediatos e duradouros para a saúde da criança”, atesta a nutricionista.

Outro detalhe importante é que o filho acaba sendo imitador dos pais. Por isso, é fundamental que eles apreciem e não façam comentários negativos a respeito dos alimentos. Naturalmente, manter um ambiente leve e descontraído em casa também pode ajudar. “O pai deve ser um bom exemplo para o filho em tudo e na alimentação também para que a criança se espelhe nele”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.