opiniao

Empenho pela imunização

editorial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Dia 30 deste mês, terá início a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 em São Luís, com o Dia D de imunização. A intenção é imunizar 201.667 pessoas. As doses da vacina estarão disponíveis para o público-alvo formado por idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, mulheres grávidas e puérperas (que acabaram de dar à luz), indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e pessoas que atuam no setor da saúde.
Em São Luís, a vacinação de pessoas privadas de liberdade foi adiantada, sendo iniciada ontem pelos internos da Casa de Detenção (Cadet), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A próxima unidade carcerária a ser atendida será a Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) Feminina.
No primeiro dia de imunização na Cadet, a expectativa era de que cerca de 200 pessoas, entre internos e servidores, fossem beneficiadas.
Para o dia 30 deste mês, além de 63 postos fixos, 96 volantes estarão à disposição na capital maranhense para facilitar a vacinação durante todo o Dia D. Nos postos, estarão disponíveis as doses da vacina trivalente, que, além da H1N1, combate os tipos B e H3N2 do vírus influenza. É indispensável que a pessoa a ser imunizada leve a Carteira de Vacinação, para atualização. Pessoas que têm alergia a ovo não devem receber a imunização.
O objetivo da vacinação é imunizar, no mínimo, 80% do público alvo, que no Maranhão é de 1.526.601 pessoas, prevenindo as complicações da doença e tentando reduzir internações decorrentes dessa patologia.
Mas, para que isso ocorra, torna-se necessário que as pessoas que fazem parte do público-alvo procurem os postos de vacinação. No ano passado, menos de 90% do público alvo foi imunizado na capital.
A gripe H1N1 é responsável por grande parte das internações hospitalares no país. Apesar de a capital maranhense ainda não ter registros desse tipo de gripe (considerada o tipo mais grave da doença, que pode ocasionar síndrome aguda respiratória grave) este ano, no Brasil 230 pessoas morreram em decorrência de complicações causadas pela doença, conforme boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, o que levou a um adiantamento da campanha nessas áreas.
A gripe H1N1 é uma doença viral febril, aguda e frequentemente caracterizada por início repentino dos sintomas, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dor muscular e perda da fome, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais comum.
É importante que a população alvo participe maciçamente dessa campanha de imunização, para que seja possível impedir a continuidade dos preocupantes índices de contaminação da H1N1 no Brasil e, consequentemente, no Maranhão e na capital, São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.