Grupo filipino

Canadense refém de grupo extremista é morto nas Filipinas

John Ridsdel foi sequestrado em setembro do ano passado; exército das Filipinas encontra cabeça decapitada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Canadá - Um canadense que era feito refém do grupo filipino extremista Abu Sayyaf, vinculado à Al-Qaeda, foi morto ontem, afirmou o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, confirmando a informação dada pela a emissora canadense CBC.

"Estou indignado com a informação de que um cidadão canadense, John Ridsdel, que estava sequestrado nas Filipinas desde 21 de setembro de 2015, foi morto nas mãos de seus sequestradores", afirmou o premiê, acrescentando que o governo tenta conseguir a libertação de um segundo canadense que continua refém do grupo.

John Ridsdel é um dos três estrangeiros que foram sequestrados em setembro de 2015 por militantes do grupo em um resort de uma ilha no sul do país. Entre eles também há um norueguês.

Cabeça

O exército das Filipinas diz que encontrou uma cabeça decapitada em uma ilha remota nesta segunda, cindo horas depois do horário limite anunciado pelo grupo para resgate. O grupo havia ameaçado executar um dos reféns caso uma grande quantidade de dinheiro não fosse entregue pelo resgate.

O Abu Sayyaf é conhecido por cometer sequestros e foi acusado de executar ataques violentos. Posteriormente declarou lealdade ao grupo Estado Islâmico (EI).

Segundo a CBC, Ridsdel, de 68 anos, é ex-chefe de operações da empresa de mineração TVI Resource Development Philippines Inc, subsidiária da TVI Pacífico, do Canadá. Ele também teria trabalhado na Petro-Canada e, antes disso, foi produtor e repórter no CBC Calgary e no jornal "Calgary Herald".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.