Coluna / Passaporte

Viagem pelo São João em São Luís

Uma grande festa de cores, sabores e ritmos contagiantes

Marcos Davi Carvalho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Coreografias do boi é de responsabilidade do Miolo
Coreografias do boi é de responsabilidade do Miolo

Com a proximidade do período junino, o Maranhão se prepara para a maior festa popular do estado e já se pode ouvir as batidas contagiantes das mais diversas manifestações culturais, nos ensaios das brincadeiras em diversos pontos da capital maranhense e em várias cidades do interior. Diferente de outras capitais nordestinas, onde a maioria dos turistas chega em busca de sol e mar, quem visita São Luís no mês de junho é atraído, também, por um segmento turístico que cresce a cada ano: o Turismo Cultural. Uma modalidade de viagem e lazer cuja motivação tem como objetivo encontros artísticos, conhecimento histórico e se caracteriza, principalmente, por uma permanência prolongada e um contato mais “intimo” com a comunidade visitada.

O São João em São Luís vai além das quadrilhas juninas e do forró. Tem o Cacuriá, uma dança típica e muito sensual, a majestosa Dança Portuguesa, a Dança do Coco, o Tambor de Crioula, que só existe no Maranhão, além do inesquecível e contagiante Bumba meu Boi, que é uma das manifestações culturais, mais exuberantes e democráticas do país, na qual famílias inteiras se misturam ao som indescritível das matracas, pandeirões e orquestras, fazendo do festejo um momento único.

As apresentações do bumba meu boi são um mix de teatro, música e dança que encantam moradores e turistas. Diversos grupos chegam do interior para brincar nos incontáveis arraiáis (local onde acontecem as apresentações juninas) espalhados pela cidade. O ritmo dos espetáculos juninos é variado, mas há predominância de instrumentos de percussão e cordas, tornando a festa ainda mais bonita. O período da festança em São Luís começa no dia de Santo Antonio (13 de junho), com o batismo dos bois tradicionais, e vai até o dia 30 (São Marçal).

Pandeirões de couro de cabra são afinados no fogo
Pandeirões de couro de cabra são afinados no fogo

DICAS IMPORTANTES


Como a festança de São João só acontece à noite aproveite o dia para conhecer o Centro Histórico e a Feira da Praia Grande (Mercado das Tulhas), onde você encontra bebidas típicas e afrodisíacas, raízes, farinha, camarão, peixe seco e muitos tipos de doces, além de uma boa conversa de bar. Pechinche nas inúmeras lojas de artesanato que, em sua maioria, aceita cartões de crédito e débito. Converse com seu agente de viagem antes dizendo o que pretende conhecer e quanto tempo vai ficar. São Luís apresenta uma uniformidade arquitetônica invejável. Uma boa parte dos imóveis são revestidos por azulejos. Os desenhos e cores chamam a atenção dos turistas e dão mais vida a esses prédios centenários.

Como chegar
Por via férrea através do trem de passageiros da Vale, que liga os estados do Maranhão e Pará – (Alô Ferrovia: 0800 285-7000). Via aérea: consultar site de companhias aéreas ou operadores de viagens. Por mar: Serviço de Ferry Boat (balsa para transporte de pessoas e veículos. Fones: (98) 3222-5590 e (98) 3232-7559. Através de rodovias estaduais e federais que cortam e interligam todo o Maranhão aos demais estados e municípios.

Onde ficar
Para quem curte sol e mar, os hotéis próximos às praias são as melhores opções. Adventure Hotel, na Praia do Calhau (www.hoteladventuresaoluis.com.br). Luzeiros Hotel, na Ponta do Farol (www.luzeirossaoluis.com.br). Diárias sob consulta.

O que levar
De tudo um pouco. Roupas leves, de banho, chinelos, óculos, chapéus e protetor solar. Tênis, camisas, blusas e jeans para curtir a noite ao seu estilo. Para os festejos juninos, evite saltos. Sapatos mais leves e confortáveis, para cair
nas danças.

NA BAGAGEM

Miss Maranhão 2016 será conhecida em breve

Quem quiser se inscrever no concurso Miss Maranhão 2016, deve se apressar. As inscrições vão até a próxima sexta, 30, e podem ser feitas pelo telefone (98 98803-7448). Várias candidatas de diversas cidades maranhenses já se inscreveram e a vencedora do certame estadual, que acontecerá no Teatro Arthur Azevedo, garante vaga no maior concurso de beleza do país. Após o processo de seleção, as candidatas, que devem ser solteiras, ter entre 18 e 25 anos e altura mínima de 1,68, passarão por aulas de postura, passarela, etiqueta e nutrição, promovidas pelo Stúdio Márcio Prado, que é a coordenação local.

Plantas são arrancadas no Centro Histórico
Lamentavelmente, boa parte das centenas de mudas que foram plantadas recentemente em São Luis, especialmente na região do Centro Histórico, foram insensivelmente arrancadas por vândalos que, por pura maldade, reagem de forma brutal contra o patrimônio da cidade. A população deve ser a maior fiscal da ação desses insensatos. Com o clima quente em nosso país, o plantio dessas mudas, além de melhorar a ventilação, deixará a capital maranhense mais bonita. Vamos cuidar com carinho.

Poluição sonora nas praias
Sem fiscalização dos órgãos competentes e com muita falta de noção, pessoas de péssimo gosto musical insistem em incomodar o lazer e tirar a paz das pessoas, especialmente nas Praias do Meio e Araçagi. Vários carros, com “paredões” de som, ficam disputando quem tem o volume mais alto e com isso, traz desconforto aos banhistas e muita poluição sonora. Esse problema é antigo e até agora nenhuma providência foi tomada, para acabar com esses crimes ambientais. Cadê a Lei do Silêncio e a Operação Manzuá???

Shows atraem turistas
Os shows dos últimos finais de semana e o feriadão de Tiradentes trouxeram turistas a São Luís e fizeram a alegria de muita gente. Com bares e restaurantes lotados, muita gente faturou. Uma prova que o turismo cultural e o de eventos atraem bastante visitantes e renda para o Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.