Arte

Fim de semana com arte em Raposa

Exposição e lançamento de livro integram a programação da Casa d''Arte Centro de Cultura neste sábado e domingo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Jonilson Bruzaca fará exposição hoje na Casa D' Arte
Jonilson Bruzaca fará exposição hoje na Casa D' Arte (Jonilson Bruzaca)

O artista visual Jonilson Bruzaca faz neste sábado, a vernissage da exposição “Fases e faces de Jonilson Bruzaca”, mostra que reúne trabalhos assinados pelo artista ao longo de sua trajetória. A exposição será na Casa d'Arte Centro de Cultura (Raposa). No domingo, no mesmo espaço, ocorre o lançamento do livro “O cuidador de velhinhos alemães”, do escritor e poeta Fábio Kerouac. Nos dois dias haverá ainda exibição de filme, performance poética e discotecagem.

Na exposição “Fases e faces de Jonilson Bruzaca”, o artista mostra o lado versátil do seu traço inconfundível, seja nas caricaturas de personalidades maranhenses ou em outras caricaturas e ilustrações que caracterizam vários períodos de sua produção artística, além dos processos e produtos artesanais que desenvolve utilizando elementos naturais como couro, fios, madeira e tecidos de algodão cru.

Bruzaca é designer, ilustrador e caricaturista. Seu trabalho, fortemente influenciado pelas histórias em quadrinhos, já foi exposto em mostras individuais, entre as quais “Monstros 2008”, exposição de caricaturas. Em parceria com a jornalista Zina Nicácio produziu um calendário de caricaturas com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil.

Após a abertura da exposição será exibido o documentário "A artista está presente", sobre a trajetória de Marina Abramovic. Realizado em 2012, o trabalho é dirigido por Mathews Akers e Jeff Dupre e é um filme sobre a retrospectiva da obra da performer. Organizada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) em 2010, o documentário tem a presença de anônimos e celebridades como Lou Reed, Sharon Stone e Björk, que interagiam com a artista em uma de suas performances. Uma das cenas memoráveis é o encontro com seu ex-marido, Ulay, que a surpreendeu com uma visita, levando a artista às lágrimas, sem dizer uma palavra. A noite termina com a discotecagem de Daniel Pinheiro.

No domingo, será a vez de Fábio Kerouac lançar o livro "O Cuidador De Velhinhos Alemães". “O Livro é o dia a dia de um poeta estrangeiro num mundo ainda indesejável por muitos, embora esses muitos queiram viver mais e mais sem perder a passageira juventude... eu, que vi a ‘cara da morte’ no contato com esses velhinhos, vi que isso não é possível", diz Kerouac.

Natural de Caxias (MA) Kereouac chegou em Hamburgo, na Alemanha, há 10 anos. Levou com ele seus poemas e passou a trabalhar como cuidador de idosos. Assim, o escritor entrou em cena também para registrar, sem pieguice, a rotina dura, comovente e repleta de aprendizado dessa turma de saúde física e mental delicada. Na ocasião, o poeta fará uma performance. A seguir, o palco estará livre para outros artistas.

Serviço

O quê

Exposição e lançamento de livro

Onde

Casa d'Arte Centro de Cultura, Rua do Farol do Araçagy, 9 – Raposa (Rua em frente a Clinica do Ruy Palhano)

Quando

Sábado e domingo

Entrada Franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.