Educação

Prefeituras têm de prestar contas da Educação até o fim deste mês

Não cumprimento das obrigações de 2015 impede município de receber repasses da União; orçamento tem que contar 25% de investimento na área

Com informação da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Prefeitura tem de comprovar que investiu pelo menos 25% do seu orçamento na Educação
Prefeitura tem de comprovar que investiu pelo menos 25% do seu orçamento na Educação (educação inclusiva)

SÃO LUÍS - As prefeituras têm até o dia 30 deste mês para cadastrar no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) os gastos que a administração municipal teve com a área no ano de 2015. Além de ter que comprovar que a administração municipal investiu pelo menos 25% do seu orçamento na Educação, como determina a Constituição Federal, o atendimento à demanda é indispensável para se manter habilitada a receber repasses federais.

“A prefeitura que atrasar ou não enviar os dados ao Siope entrará automaticamente na lista do Cauc – Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, e assim ficará impedida de receber qualquer transferência voluntária da União ou de celebrar novos acordos com quaisquer órgãos federais”, explica Walter Penninck Caetano, diretor da Conam – Consultoria em Administração Municipal.

O preenchimento dos dados deve ser feito por meio de um sistema eletrônico disponível para download no portal do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. De acordo com levantamento realizado no início de abril, dos 5.568 municípios brasileiros, apenas um pouco mais de 600 municípios já o fizeram. Ou seja, aproximadamente, 10%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.