Cuidados

Cemar dá orientações após incêndio no Mercado Central

Companhia faz alerta sobre cuidados após um possível curto-circuito ter causado incêndio que consumiu duas lojas no centro de SL

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Fogo consumiu duas lojas do Mercado Central nesta quarta-feira
Fogo consumiu duas lojas do Mercado Central nesta quarta-feira (INDENDIO MERCADO CENTRAL )

SÃO LUÍS - Na manhã desta quarta-feira (20) um grande incêndio consumiu duas lojas do Mercado Central, centro comercial que fica no centro de São Luís. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo deve ter começado após um curto-circuito nas instalações elétricas. Como as instalações do prédio são antigas, as chamas se propagaram com mais facilidade. Em contato com a equipe de OESTADOMA.COM, a Companhia de Energia Elétrica do Maranhão (Cemar) deu dicas para evitar esse tipo de acidente. Um laudo será elaborado e dentro de 30 dias ele será divulgado com as causas do fogo.

Segundo o meteria enviado pela companhia, é bom sempre se certificar que a instalação elétrica de seu imóvel não tem fuga. Ela pode ser provocada, por exemplo, por um cabo sem isolamento em contato com alguma parte metálica. Para evitar esse tipo de problema, segundo as orientações, apague todas as luzes, desconecte todos os equipamentos elétricos, incluindo relógios, e verifique se o medidor de energia para de girar (modelos antigos) ou seu display não indica consumo algum (medidores mais novos). Caso o medidor continue a indicar consumo, é necessário revisar a instalação.

A Cemar indica também que as instalações elétricas precisam passar por revisão e manutenção preventiva realizada por profissional qualificado, no mínimo, a cada 10 anos e esta ação é de responsabilidade de cada proprietário de imóvel. Os profissionais alertam que, antes de fazer qualquer reparo, é importante que seja desligada a chave geral.

Outra dica também é nunca conectar vários equipamentos em uma mesma tomada. Isso pode provocar sobrecarga na instalação e perigo de superaquecimento; também provoca uma operação deficiente, possíveis interrupções de energia, curtos-circuitos e danos de longo prazo. E, em caso de caso de curto-circuito, tem que se desconectar imediatamente o equipamento que o causou o problema e todos os outros também.

Do lado de fora

A Cemar orienta também para cuidados do lado de fora do imóvel. A nota afirma que, ao instalar ou consertar antenas de TV, tem que deixar o equipamento distante da rede elétrica. Caso a antena caia nos fios, é para nunca tentar pegá-la. A orientação é para entrar em contato imediatamente com central de atendimento 116.

Outra dica é para jamais podar ou cortar árvores que estejam em contato ou muito próximas à rede elétrica, pois elas podem provocar choques e curto-circuito. A companhia afirma que possui equipes especializadas para realizar este serviço com segurança.

Por fim, eles orientam que, em construções ou reformas, o manuseio de materiais metálicos como escadas, vergalhões, andaimes e outros, deve ser longe da rede elétrica.

DICAS DA CEMAR

Dentro de casa:

- Certifique-se de que a instalação elétrica de seu imóvel não tem fuga. Ela pode ser provocada, por exemplo, por um cabo sem isolamento em contato com alguma parte metálica.

- Para isso, apague todas as luzes, desconecte todos os equipamentos elétricos, incluindo relógios, e verifique se o medidor de energia para de girar (modelos antigos) ou seu display não indica consumo algum (medidores mais novos). Caso o medidor continue a indicar consumo, é necessário revisar a instalação.

- As instalações elétricas precisam passar por revisão e manutenção preventiva realizada por profissional qualificado, no mínimo a cada 10 anos e esta ação é de responsabilidade de cada proprietário de imóvel.

- Antes de fazer qualquer reparo, é importante que seja desligada a chave geral.

- Nunca conecte vários equipamentos em uma mesma tomada. Isso pode provocar sobrecarga na instalação e perigo de superaquecimento; também provoca uma operação deficiente, possíveis interrupções de energia, curtos-circuitos e danos de longo prazo.

- Em caso de curto-circuito, desconecte imediatamente o equipamento que o causou e todos os outros, apague todas as lâmpadas e chame imediatamente um profissional qualificado.

- O equipamento causador do curto deve ser reparado antes de ser colocado em uso novamente.

- Jamais utilize moedas, fios, lâmina de estanho ou alumínio no lugar de fusíveis e disjuntores.

Fora de casa:

- Ao instalar ou consertar antenas de TV, fique distante da rede elétrica. Caso a antena caia nos fios, NUNCA tente pegá-la. Entre em contato imediatamente com central de atendimento 116.

- Jamais tente podar ou cortar árvores que estejam em contato ou muito próximas à rede elétrica, pois podem provocar choques e curto-circuito. A CEMAR possui equipes especializadas para realizar este serviço com segurança. Nestes casos, entre em contato com a Companhia e solicite o serviço.

- Em construções ou reformas, o manuseio de materiais metálicos como escadas, vergalhões, andaimes e outros, deve ser longe da rede elétrica.

- Diga para as crianças que gostam de empinar as pipas, que façam em locais abertos e afastados da rede elétrica e NUNCA tente retirá-las dos fios.

- Em caso de falta de energia ninguém pode acessar o sistema elétrico (subir em postes e mexer nos equipamentos), somente os eletricistas da CEMAR, que são treinados e capacitados para essa atividade, além de possuírem os equipamentos de segurança necessários para os serviços.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.