Ônibus

Mais de 1.500 ônibus já foram abordados em ação antiassaltos

O recém-criado Batalhão Tiradentes, da Polícia Militar, abordou 1.543 ônibus e 15.230 passageiros em 15 dias de atuação na Ilha; foram apreendidas quatro armas de fogo e 500 brancas, entre facas, facões e canivetes

Leandro Santos / Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Policial  faz revista em mochila de passageiro em  abordagem de ônibus na capital
Policial faz revista em mochila de passageiro em abordagem de ônibus na capital (Revista ônibus)

Em 15 dias, mais de 1.500 ônibus e 15 mil pessoas foram abordados em São Luís pelo recém criado Batalhão Tiradentes, da Polícia Militar (PM), unidade essa responsável por atuar especificamente para combater os assaltos de coletivos na Região Metropolitana. Armas brancas, de fogo e drogas também foram apreendidos durante as atividades.
O batalhão iniciou as suas atividades no dia 4 deste mês e, desde então, em média, 100 coletivos foram abordados por dia pelos policiais que fazem parte da unidade. O Batalhão executa o patrulhamento não apenas dentro dos coletivos, mas também nas paradas de ônibus da ilha.
De acordo com as estatísticas do Batalhão Tiradentes, desde a criação da unidade, quatro armas de fogo e 500 armas brancas(como facas, facões, chuços e canivetes) foram apreendidas pelos policiais. Com relação aos entorpecentes, os números mostram que foram apreendidos 30 papelotes de crack e 40 de maconha.
As apreensões foram resultado das abordagens feitas pelos policiais nos coletivos. Ao todo, desde o início do mês, foram 1.543 ônibus vistoriados pelos policiais e 15.230 usuários de transporte coletivo abordados pelos PMs.

Adolescentes
Em uma das abordagens, um grupo formado por adolescentes mulheres entre 13 e 16 anos de idade foi apreendido durante um assalto a coletivo e as responsáveis pelo delito foram encaminhadas para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI). Uma pessoa também foi presa mais de uma vez pelos policiais cometendo o mesmo delito de assalto a ônibus.
De acordo com o coronel Marques Neto, comandante do Batalhão Tiradentes, são 150 homens que compõem a unidade e atuam em pontos estratégicos onde mais são registrados os assaltos a coletivos. “A avaliação que fazemos do trabalho é bastante positiva, pois notamos que a quantidade de assaltos tem diminuído. Nós distribuímos as equipes para fazer as abordagens dentro dos ônibus e nas paradas em locais estratégicos”, disse o coronel.
A atuação dos policiais nos coletivos é diária, entre 14h e 3h. As guarnições são distribuídas por áreas como Monte Castelo, São Francisco, Ipase, Portinho e Turu e estão sendo abrangidas na dinâmica da atuação do Batalhão.

Assaltos
De acordo com dados do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (Sttrema), de janeiro ao mês de março este ano foram registados 140 assaltos a coletivos em São Luís. O número representa um aumento de aproximadamente 27% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
Este ano, de acordo com os dados do sindicato, foram registrados 66 assaltos a coletivos em janeiro; 21 em fevereiro e 53 em março, totalizando 140 ocorrências. Já no ano passado, os meses de janeiro, fevereiro e março tiveram 43, 29 e 38 ocorrências respectivamente, somando 110 casos. O ano de 2015 fechou com um total de 662 assaltos aos ônibus.

Números

1.543 ônibus verificados

15.230 pessoas abordadas

4 armas de fogo apreendidas

500 armas brancas apreendidas

30 papelotes de crack apreendidos

45 papelotes de maconha apreendidos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.