Sistema Italuís

Entrega da adutora Italuís é adiada para julho deste ano

De acordo com a Caema, conclusão dos serviços estava prevista para ocorrer neste mês; repasse dos recursos oriundos do PAC é apontado como o fator para atraso no cronograma

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
(A nova estrutura da adutora do Sistema Italuís, cujas obras foram iniciadas em novembro de 2012)

As obras de conclusão da nova adutora - de 19 quilômetros de extensão - do Sistema Italuís, no Campo de Perizes, deverão ser entregues em julho deste ano. O prazo para o término dos serviços, conforme cronograma fixado no início de 2016, deveria ocorrer até o fim deste mês.

De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) - responsável direta em nível local pelos trabalhos – a demora no repasse de recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, um dos financiadores da obra, é o fator pelo novo atraso na conclusão das obras. Para a finalização dos trabalhos, foi necessária a inclusão de novos repasses financeiros.

O diretor-presidente da Caema, Davi Telles, informou que verbas oriundas do PAC ainda são necessárias para a finalização dos trabalhos, que passam pela construção da parte final da tubulação que será montada ao lado do Estreito dos Mosquitos. “ Pelas nossas contas, ainda são necessários entre dezoito e vinte milhões, via Governo Federal, valores esses fora do orçamento de cento e seis milhões”, disse.

Recursos

Ainda segundo ele, os recursos restantes já estariam garantidos, apesar do período de recessão econômica do país. “ Como se trata de uma etapa importante da obra e eram necessários ajustes ao projeto inicial, os serviços tiveram que desacelerar, especialmente no fim do ano passado. De quatro meses para cá, a obra andou mais rapidamente e a conclusão está bem próxima”, disse.

No ano passado, já sob a gestão do governador Flávio Dino, a obra da adutora do Sistema Italuís enfrentou outros problemas, como atraso no pagamento dos salários dos trabalhadores. Por causa do problema, os serviços na adutora chegaram a ser suspensos por alguns dias.

De acordo com a direção da Caema, com a troca da estrutura metálica da tubulação haverá diminuição nos riscos de rompimentos da estrutura, já que a adutora terá diâmetro maior e permitirá o aumento da vazão de água bombeada para São Luís em até 200 litros por segundo.

Além do aumento na capacidade de vazão, a estrutura metálica também estará menos suscetível a rompimentos, já que foi instalada em colunas de sustentação que possibilitam a montagem da tubulação longe do solo (com alta concentração de sal).

Mais

As obras de troca da adutora foram iniciadas em novembro de 2012, após assinatura da ordem de serviço pela então governadora do estado, Roseana Sarney. Segundo o cronograma do PAC, a obra estava orçada em mais de R$ 106 milhões.Atualmente, segundo a Caema, cerca de 450 mil pessoas são atendidas pelo Sistema Italuís.

Frase

“ Como se trata de uma etapa importante da obra e eram necessários ajustes ao projeto inicial, os serviços tiveram que desacelerar, especialmente no fim do ano passado. De quatro meses para cá, a obra andou mais rapidamente e a conclusão está bem próxima”.

Davi Telles

Diretor-presidente da Caema

Números

19 quilômetros de extensão formam a nova adutora do Sistema Italuís

R$ 106 milhões é o orçamento inicial previsto para a troca da adutora

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.