Literatura infantil

No Dia Nacional do Livro, O Estado faz contação de histórias

Jornal está promovendo uma campanha para arrecadar livros infantis para a escola comunitária de São Luís Jardim de Infância Trenzinho do ABC, do bairro São Cristóvão; arrecadação teve início no dia 9

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Livos doados para a campanha  realizada por  O Estado
Livos doados para a campanha realizada por O Estado (Livros)

SÃO LUÍS - Hoje é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil, data que homenageia também Monteiro Lobato, escritor que muito se dedicou à literatura infantil no Brasil. E nesta data, O Estado promove uma contação de histórias na escola comunitária Jardim de Infância Trenzinho do ABC, do bairro São Cristóvão.

A atividade faz parte da campanha para arrecadar livros paradidáticos que serão doados a essa mesma escola. A campanha segue até o dia 30 deste mês e tem como objetivo incentivar a formação de futuros leitores. Os livros podem ser entregues na portaria do jornal, no bairro São Francisco, das 8h às 18h.

Com a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil, um grupo de funcionários do jornal vai à escola para uma manhã de contação de histórias para as crianças assistidas pela escola. A manhã contará também com uma apresentação teatral, tudo para incentivar os pequenos a tomar gosto pelo mundo das letras desde cedo.

Campanha
Este é o primeiro ano que O Estado realiza a campanha de incentivo à literatura infantil. Os livros paradidáticos estão sendo arrecadados por meio da campanha desde o dia 9 deste mês. Do total de títulos já recebidos, 50 deles foi uma doação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

A realização da campanha no mês de abril tem um significado especial. Além do Dia Nacional do Livro Infantil, outras datas do mês de abril também celebram a leitura. No dia 2, se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil e no dia 23, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais.

O dia internacional é uma referência ao aniversário de nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Já o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais foi instituído pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 1995 com intuito de prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia.

SAIBA MAIS

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.